Presentes em praticamente todos os ambientes, os tapetes são sinônimo de conforto e elegância. No entanto, exigem atenção constante, pois as fibras podem acumular ácaros, fungos e impurezas.
De acordo com Fritz Paixão, CEO e fundador da CleanNew, a limpeza vai muito além da estética.
“Muitas vezes, o que está em jogo é a qualidade do ar e o bem-estar de quem convive naquele espaço. A higienização adequada elimina agentes e prolonga a vida útil dos tecidos, preservando o conforto e e a segurança do ambiente”, afirma Fritz.
O profissional listou 5 dos principais sinais de que seu tapete precisa de uma limpeza profissional. São eles:
Se o cheiro ruim do objeto é perceptível e exala em todo o ambiente, é sinal de alerta. Para evitar odores, a melhor forma é blindar.
As manchas antigas de líquidos, gordura ou sujeira acumulada exigem técnicas específicas e seguras para extração e neutralização, que só uma limpeza profissional é capaz de realizar sem agredir as fibras.
Quando alguém da casa começa a espirrar com frequência ou apresenta irritações na pele e nos olhos, o tapete pode ser um dos vilões. Os ácaros se alimentam de células mortas da pele e se multiplicam e em locais úmidos e pouco ventilados.
Tapetes que perdem o toque macio, apresentam rigidez ou desbotamento podem estar cheios de sujeira e resíduos. A higienização profissional devolve o brilho original e restaura a sensação de novo.
Por mais limpo que o ambiente aparenta estar, a recomendação é realizar higienização profissional periódica. Em casas com animais de estimação, crianças ou alto fluxo de pessoas, o intervalo deve ser ainda menor.