Primeiro trem solar da América Latina ligará Argentina ao Peru

A primeira parte da construção está prevista para agosto deste ano e ligará Purmamarca a Maimará, em uma rota de 20 quilômetros

Por Evelyn Nogueira
Atualizado em 17 fev 2020, 16h03 - Publicado em 17 jun 2019, 16h46
01-trem-solar-america-latina
Projeto do trem solar da América do Sul (Reprodução/Casa.com.br)

A primeira ferrovia solar da América Latina está sendo construída e pretende ligar a Argentina ao Peru. Chamado de “Tren de la Quebrada“, o maquinário sairá da província de Jujuy, na Argentina e chegará até o Machu Picchu, no Peru. A primeira parte da construção deve ficar pronta até agosto de 2019 e ligará Purmamarca a Maimará, em uma rota de 20 quilômetros.

O segundo passo da construção será estender os trilhos até a Bolívia e então, finalmente ao Machu Picchu. Como se trata de um trem turístico, a velocidade será de 30 km/h e terá capacidade para 240 pessoas.

03-trem-solar-america-latina
(Reprodução/Casa.com.br)

Para o trem funcionar, painéis voltaicos serão instalados no telhado do vagão. A criação deste trem foi feita com o apoio da empresa que construiu o primeiro trem solar do mundo, em funcionamento na Austrália.

Continua após a publicidade
01-trem-solar-america-latina
Trem de Byron Bay, na Austrália (Reprodução/Casa.com.br)

O trem australiano circula na cidade de Byron Bay eleva até 100 passageiros por viagem. O trem usado para realizar as viagens foi construído em 1949, e estava abandonado, até passar por uma restauração.

Publicidade