Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

A casa inteligente está mais perto do que você imagina!

Apple, Google, Amazon e Zigbee Alliance se uniram para discutir projetos de padronização que permitiriam sincronização de aparelhos

Por Ana Carolina Harada Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 jan 2020, 16h02 • Atualizado em 17 fev 2020, 15h39
  • Smartphone remote home control system app. Bed Room interior in background.

    Já imaginou como seria mágico se todos os nossos eletrônicos conversassem? Seria possível controlar a casa inteira na palma das mãos. Bem, parece que esse futuro não está tão distante. Recentemente, Apple, Google, Amazon e Zigbee Alliance se uniram para criar uma verdadeira casa inteligente, com dispositivos que são compatíveis entre si e com seus aparelhos comandados por voz.

    Echo-Plus-Heather-Gray-Kitchen-1024×768
    (Reprodução/Casa.com.br)

    Com a supervisão da Zigbee Alliance – uma organização que trabalha com produtos de tecnologia e conectividade e cujos membros do conselho incluem representantes da IKEA, Legrand, NXP Semiconductors e Samsung SmartThings – o objetivo do grupo é facilitar a vida do consumidor na hora de sincronizar todos os equipamentos da sua casa e das empresas na hora de produzi-los por meio de um sistema padronizado.

    panasonic-google-home-speaker-technology-products_dezeen_hero-1-1704×959
    (Reprodução/Casa.com.br)
    Continua após a publicidade

    Hoje, por exemplo, o Google Assistant, Amazon Alexa, Apple Siri e qualquer serviço de casa inteligente não estão integrados, e poucos são universalmente compatíveis. Com um padrão único de programação, os consumidores poderão escolher entre as diversas marcas e produtos. É como se fossem tomadas: não será mais preciso adaptadores pois os soquetes e cabos serão os mesmos para tudo.

    big-door-lock-design_dezeen_2364_col_0-1704×852
    (Reprodução/Casa.com.br)

    “Embora os dispositivos domésticos inteligentes sejam abundantes, a falta de um padrão de conectividade em todo o setor deixa as pessoas confusas e frustradas ao tentar entender quais dispositivos funcionam com cada ecossistema doméstico inteligente”, escreveu o vice-presidente de engenharia do Google, Nik Sathe, e o engenheiro principal do Google Nest, Grant Erickson, em um post de blog anunciando a iniciativa.

    Continua após a publicidade

    O primeiro rascunho deste ambicioso projeto deverá ser entregue no final de 2020, e se baseará em tecnologias já existentes como Alexa Smart Home da Amazon, Weave and Thread do Google, HomeKit da Apple e modelos de dados Dotdot da Zigbee Alliance.

    E designers para esses produtos é o que não falta. O escritório dinamarquês BIG projetou há pouco tempo uma fechadura inteligente e o estúdio Bryte desenvolveu uma cama inteligente, que se ajusta para acomodar melhor as pessoas dormindo.

    Publicidade