Em busca de oferecer uma perspectiva mais ampla sobre as mudanças nas condições climáticas do planeta, a Google lançou o seu recurso de timelapse com o Google Earth. Com ele, o usuário pode explorar a terra em detalhes infinitos ao longo do tempo a partir de 1984, documentando cidades e indústrias em crescimento, e oceanos e rios em movimento.
Basta olhar para a Floresta Amazônica ou fazer um sobrevoo de sua cidade natal ao longo das décadas e você vai perceber: a Terra é certamente um lugar muito diferente do que era há quase 40 anos. E é exatamente isso que a equipe do Google busca com o programa e seus recursos: divertir e capacitar os usuários a criar mudanças positivas a partir de uma réplica 3D do mundo que reflete o planeta em detalhes magníficos.
O timelapse marca a maior atualização do Google Earth desde 2017, apresentando o planeta em uma dimensão totalmente nova – o tempo. Com o recurso, 24 milhões de fotos de satélite dos últimos 37 anos foram compiladas em uma experiência 4D interativa.
Veja também
- As 10 árvores mais incríveis do mundo!
- Fofo e ecológico: este robô preguiça ajuda na conservação de florestas
Para explorá-lo, inicie o Google Earth e toque na guia Voyager. Você pode tanto explorar por conta própria quanto utilizar os cinco tours guiados ofertados pela Google, e analisar as mudanças nas florestas, o crescimento urbano, o planeta em aquecimento, as fontes de energia e a beleza frágil da Terra.
O Google também enviou mais de 800 vídeos de timelapse em 2D e 3D para uso público. Você pode assistir qualquer vídeo que desejar em mp4 ou simplesmente assisti-los no YouTube. O curioso agora será como as diferentes pessoas que utilizam o programa usarão o timelapse para jogar luz sob o planeta.
Para criar o recurso, a equipe do Google trabalhou com especialistas do CREATE Lab da Carnegie Mellon University para criar a tecnologia por trás do timelapse e trabalhou com eles novamente para entender o que estavam vendo.
* Via Designboom