Pontos de ônibus ganham vegetação para atrair abelhas na Inglaterra

Ao espalhar flores silvestres e plantas, cidade de Leicester cria microambientes de polinização.

Por CicloVivo
27 jul 2021, 13h00
ponto-onibus-abelha-cobertura-verde-cities-today-01
(Cities Today/Reprodução)

Muitas espécies de abelhas estão desaparecendo em todo o mundo e o uso indiscriminado de agrotóxicos está no topo da lista de razões que explicam essa tragédia. Se é preciso mudar a forma de se produzir no campo, também é verdade que as áreas urbanas podem contribuir para criar espaços mais amigáveis a este inseto que é tão importante para a produção de alimentos.

ponto-onibus-abelha-cobertura-verde-ciclo-vivo-05
(Ciclo Vivo/Reprodução)

Uma iniciativa interessante neste sentido será testada em Leicester, na Inglaterra, que está espalhando coberturas verdes em seus pontos de ônibus.

ponto-onibus-abelha-cobertura-verde-archdaily-02
(Reprodução/ArchDaily)
Continua após a publicidade

O projeto, batizado de “Bee Bus Stops”, consiste em instalar uma mistura de flores silvestres e plantas do gênero sedum, uma das favoritas entre os insetos polinizadores. A princípio, 30 paradas de ônibus ganharão o teto verde.

Veja também

ponto-onibus-abelha-cobertura-verde-intelligent-living-03
(Intelligent Living/Reprodução)
Continua após a publicidade

Além de abelhas, outros polinizadores serão beneficiados com a iniciativa na cidade. Os insetos prestam um serviço ecossistêmico essencial para a biodiversidade. As mariposas são vitais para a polinização noturna, por exemplo, apesar de suas funções serem pouco conhecidas e reconhecidas.

ponto-onibus-abelha-cobertura-verde-intelligent-living-04
(Intelligent Living/Reprodução)

Absorver água da chuva, ajudar a reduzir o efeito da ilha de calor urbana, capturar partículas poluentes do ar são outros benefícios apontados pela empresa Clear Channel UK, responsável por executar o projeto. Além é claro de embelezar a cidade tornando-a mais verde e colorida. Iniciativa semelhante foi implementada na cidade holandesa Utrecht.

Continua após a publicidade

Veja a matéria completa e mais conteúdos como este no site do Ciclo Vivo!

Publicidade