Os dados sobre o lixo nos oceanos são sempre assustadores. É estimado que, anualmente, cerca de oito milhões de toneladas de plástico chegam aos mares em todo o globo. É urgente repensar nossos hábitos. Grandes empresas já se mostram preocupadas com o assunto e começam a criar alternativas para reverter este cenário. É o caso da Adidas, que se comprometeu a criar tênis feitos totalmente com plástico retirado dos oceanos.
A iniciativa surgiu em 2017, a partir de uma parceria com a Parley for the Oceans, uma instituição voltada à conscientização, preservação e limpeza dos oceanos. No mesmo ano, o primeiro tênis produzido com o material foi fabricado. Em 2018, a marca alemã produziu cerca de 5 milhões de pares no ano. Para 2019, a Adidas pretende fabricar 11 milhões de calçados.
Estima-se que cada par usa o equivalente a onze garrafas pet retiradas dos mares. O modelo sustentável, que tem design inspirado nas ondas do mar, leva 95% de plástico retirado dos oceanos e 5% de poliéster reciclado em sua composição.
O sistema de produção do tênis é feito da seguinte forma: a Parley for the Oceans retira o plástico dos oceanos, ao redor do mundo, transforma o resíduo em fios e, finalmente, torna-o um componente para o calçado. Alguns dos modelos já estão disponíveis no Brasil e custam entre R$ 500 e R$ 700.
Eric Lidtke, membro do conselho executivo da Adidas, afirmou que é possível ter um produto com design de qualidade que seja sustentável: “Com os produtos da Adidas produzidos de plásticos reciclados, nós oferecemos aos consumidores um valor agregado além da aparência, da funcionalidade e da sua qualidade, porque cada calçado é uma pequena contribuição para preservar os nossos oceanos”.
A parceria, entretanto, vai muito além dos tênis. A marca se comprometeu também a produzir itens de vestuário com o plástico retirado dos oceanos. O time de rugby All Blacks terá modelos de camisetas de treino, camisetas, shorts e moletons produzidas com plástico. Esta é a primeira coleção de rugby da Adidas. Uma ótima forma de começar uma coleção.
Além dessa ótima iniciativa, a Adidas tem se preocupado bastante quando o assunto é sustentabilidade: se comprometeu a reduzir a pegada de carbono em 30%, até 2030 e pretende tornar-se neutra na emissão até 2050, ano que os mares terão mais plástico do que peixes, caso mais empresas não façam compromissos com o meio ambiente, como a marca alemã.
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