Produzir eletricidade de forma sustentável é um dos grandes desafios para a humanidade e, um grupo de arquitetos do escritório canadense WZMH Architects, mostrou que as soluções podem surgir das mais diversas formas e nas mais diversas proporções.
O WZMH Architects se dedica a criar soluções de energia inteligentes para enfrentar as mudanças climáticas e reduzir a necessidade de combustíveis fósseis. Em parceria com a Ryerson University, eles criaram um kit chamado mySUN, que pode gerar eletricidade por meio de pequenos painéis solares e com a energia biomecânica das pedaladas em uma bicicleta.
Com o mySUN gerar a própria energia é literalmente uma atividade individual: basta conectar o equipamento à bicicleta, pedalar, gerar energia biomecânica e ela será convertida em eletricidade, que pode ser inclusive armazenada nas baterias que acompanham o kit.
Veja também
- Adolescente de Gana cria bike elétrica movida a energia solar!
- Aprenda a fazer uma horta medicinal em casa
O gerador de energia funciona com um sistema plug-and-play, que se adapta perfeitamente com a Sunrider, uma bicicleta que também foi desenvolvida pela equipe do WZHM Architects.
Os fabricantes explicam que uma pessoa gera em média de 100 a 150 watts de potência ao andar de bicicleta ergométrica e, ao com o mySUN é possível produzir energia suficiente para alimentar as luzes em um espaço de 30 metros quadrados por um dia inteiro – tudo a partir das pedaladas.
O kit vem ainda com pequenos painéis solares e a energia gerada pode ser usada para alimentar quase tudo, de iluminação LED a dispositivos móveis e até unidades de ar condicionado.
“É possível integrar uma comunidade, em um edifício por exemplo, conectando todos os kits em corrente contínua. A energia desta rede seria gerada com os painéis solares ou com as bicicletas, sendo armazenada nas baterias que fazem parte do mySUN”, explica Zenon Radewych, Diretor da WZMH.
Invenções como o mySUN podem ajudar a reduzir nossa pegada de carbono e fornecer fontes de energia alternativas, renováveis e acessíveis. E ainda contribuem para que as pessoas se exercitem mais.
Veja mais conteúdos como este no site do Ciclo Vivo!