Estudante descobre material que gera energia elétrica limpa
Derivado de resíduos vegetais, o Aureus pode ser ainda mais eficiente que os painéis solares
A criatividade dos designers está correndo contra o tempo: para diminuir os impactos ambientais, os profissionais estão cada vez mais em busca de materiais sustentáveis. Afinal, a produção industrial de itens para decoração, construção e reformas pode ser menos nociva ao meio ambiente. Resíduos de frutas e vegetais, por exemplo, podem formar um material gerador de energia elétrica limpa.
A descoberta foi feita pelo estudante Carvey Ehren Maigue, da Universidade Mapúa, nas Filipinas. O acadêmico desenvolveu uma peça moldável e de aparência transparente (semelhante ao plástico) chamada Aureus. O material tem uma tecnologia que converte a luz ultravioleta em energia renovável, como a eletricidade. Os primeiros estudos apontam que Aureus pode ser ainda mais eficiente que os painéis solares, por exemplo, pois funciona em diferentes climas.
Com isso, o material pode gerar energia limpa de maneira acessível e em larga escala, diminuindo os impactos e desperdícios no processo de produção de energia. O estudante Carvey deseja ainda expandir sua criação, levando-a para setores como a moda e o automobilismo.