Empresa imprime móveis personalizados usando resíduos agrícolas

Restos de palha de milho, cana-de-açúcar e beterraba viram móveis descolados

Por CicloVivo
Atualizado em 29 out 2020, 06h00 - Publicado em 29 out 2020, 06h00
móveis-residuos-agricolas-ciclovivo
(reprodução/CicloVivo)

Uma empresa de móveis sob demanda, customizada e ecológica está nascendo nos Estados Unidos. Trata-se da Model No., uma companhia que usa resíduos agrícolas de palha de milho, cana-de-açúcar, beterraba e uma impressora 3D para fabricar móveis.

A proposta da empresa é dar a possibilidade dos consumidores adquirirem peças de mobília exatamente do tamanho que desejam. Para quem compra, a vantagem é óbvia, mas quem ganha também é o planeta, uma vez que nenhuma matéria-prima será retirada da natureza sem necessidade.

moveis-residuos-ciclovivo
(reprodução/CicloVivo)

A produção sob demanda ainda aproveita subprodutos da safra de alimentos – mais uma vez trocando a extração de recursos pela utilização do que já está disponível.

Continua após a publicidade

Uma linha de produtos 3D lançada pela companhia inclui mesa, criado mudo e mesinha de centro. O design básico já é predefinido para cada peça, mas elas podem ser personalizadas em suas formas, dimensões e cores. A ideia também é que as peças possam ser entregues em poucas semanas, diferente do mercado de móveis planejados tradicional.

Além das resinas vegetais, a empresa também fabrica peças com madeira certificada FSC, aço e alumínio – que podem ser reciclados.

Continua após a publicidade

Para ler este conteúdo completo, acesse o site CicloVivo!

 

 

 

Publicidade