Continua após publicidade

Casa é construída em 10 dias com materiais biodegradáveis e impressa em 3D

A iniciativa italiana busca promover a produção de estruturas eficientes e sustentáveis

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 16h03 - Publicado em 14 jun 2019, 12h32
3D-printed-house_Gaia_WASP_front-view-e1556896225844
(Reprodução/Casa.com.br)

O estúdio italiano de impressão 3D, WASP, produziu recentemente um protótipo de residência em larga escala a partir de solo, produtos de arroz e cal hidráulica.

Sim, trata-se de uma casa inteira impressa em 3D! Medindo aproximadamente 98 metros quadrados em planta, o projeto foi completado em 10 dias na cidade de Massa Lombarda, na região de Emilia-Romagna.

Gaia-World’s-First-3D-Printed-Mud-House
(Reprodução/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

O projeto, chamado de Gaia House, busca estimular a produção em larga escala de estruturas biodegradáveis e estruturalmente eficientes.

4-gaia-house
(Divulgação/Casa.com.br)

O prédio surge de uma base de concreto circular, baseando-se em um projeto computacional desenvolvido para reduzir a quantidade total de materiais usado, ao mesmo tempo em que imprime uma variação geométrica na fachada.

Continua após a publicidade
3D-printed-house_Gaia_WASP_Crane-3D-printer_dezeen_2364_col_0
(Reprodução/Casa.com.br)

Para a fabricação da casa, a WASP usou uma impressora 3D suspensa por um guindaste intitulada Crane WASP. A mistura utilizada para composição é formada por 25% de solo, 40% de palha de arroz picada, 25% de casca de arroz e 10% de cal hidráulica.

2-gaia-house
(Divulgação/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Este material foi distribuído em camadas sucessivas, com uma série de cavidades triangulares colocadas entre o interior primário e revestimentos exteriores. Cascas de arroz foram despejadas nas cavidades para isolar a estrutura.

Apesar do uso adequado do material biodegradável, os principais elementos de sustentação da carga para o teto octogonal suspenso são colunas de madeira colocadas ao longo do interior da estrutura. Para o interior, a WASP suavizou os materiais rústicos, tratando-os com lâminas de argila e óleos de linhaça.

3-gaia-house
(Divulgação/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

“Gaia é um módulo de alto desempenho, tanto em termos de energia quanto de saúde em ambientes fechados, com impacto ambiental quase nulo”, disse a equipe de design.

Impressa em poucas semanas, graças à sua alvenaria, a estrutura não precisa de aquecimento nem de um sistema de ar condicionado, pois mantém uma temperatura amena e confortável tanto no inverno quanto no verão.

Confira abaixo o vídeo de apresentação da Gaia House:

Continua após a publicidade
Publicidade