Em uma realidade onde alimentos processados de alta caloria e baixo teor de nutrientes são consumidos massivamente pela população e na qual os índices de obesidade e diabetes são crescentes, uma agricultura que valoriza a comida de verdade acaba sendo um refúgio.
Foi nesse sentido que a Square Roots surgiu. Trata-se de uma plataforma para capacitar líderes empresariais que compreendem a agricultura urbana e sistemas locais de alimentos.
Diretamente do coração do Brooklyn, em Nova York, a equipe da Square Roots cultiva uma variedade de ervas frescas e saborosas em fazendas internas e verticais, conectando as pessoas à comida local e real.
Os alimentos são colhidos manualmente, embalados e fornecidos para toda a cidade. As ervas vendidas são não-transgênicas, livres de pesticidas e “cultivadas com amor”, como garantem no site da Square Roots.
A tecnologia usada no processo de produção é centrada no ser humano e envolve os agricultores com dados, insights e ferramentas, para que eles possam cultivar alimentos de alta qualidade, durante todo o ano, usando o menor número possível de recursos.
Além disso, as fazendas modulares conectadas à nuvem utilizam um sistema de cultivo hidropônico com eficiência de água e são construídas dentro de contêineres remodelados.
Isso permite uma abordagem de agricultura distribuída – ou seja, os alimentos podem ser cultivados nos bairros onde os clientes moram e compram, proporcionando conexões profundas entre o consumidor, sua comida e as pessoas que cultivam o produto.
A inciativa também promove um programa de treinamento para fazendeiros da próxima geração, que cria oportunidades para que mais pessoas se tornem agricultores através de um compromisso de um ano na Square Roots.
Para se explicar, não é necessária experiência – apenas dedicação e a vontade de fazer diferente.