Designers e marcas estão cada vez mais conscientes de como os produtos que criam impactam o planeta. Além de considerar os materiais e processos usados para fabricar produtos, o foco está mudando para toda a vida útil dos produtos, com designers e marcas considerando como os produtos podem ser reparados mais facilmente para estender sua vida útil em uma tentativa de reduzir as emissões e mitigar os danos aos o ambiente.
Reciclar materiais para evitar o desperdício e manter os produtos em uso pelo maior tempo possível são dois princípios-chave da economia circular, que muitas marcas estão tentando seguir.
De tampos de mesa feitos de potes de iogurte descartados a mesas ao ar livre feitas de barris de cerveja usados, veja uma seleção de produtos sustentáveis criados por designers e marcas.
Mesa New Modern, por Tiptoe
New Modern é um sistema de mesa modular com unidades de pernas de aço em estilo cavalete que podem ser combinadas com diferentes tampos de mesa, criado pela marca de móveis francesa Tiptoe.
As mesas são feitas de materiais recicláveis ou recicláveis de origem responsável: suas tampos são feitas em madeira de pinho certificada pelo Forestry Stewardship Council (FSC) ou em plástico reciclado no estilo terrazzo feito de potes de iogurte descartados.
Cada componente da mesa pode ser facilmente reparado ou substituído. As mesas também são enviadas em papel reciclado a 80%, a fim de reduzir o desperdício de plástico e as emissões de carbono relacionadas ao transporte.
Cadeira Rely, por Hee Welling para &tradition
Rely é uma cadeira com uma estrutura de plástico 100% reciclado projetada por Hee Welling para a marca &tradition dinamarquesa. A estrutura de cada cadeira, feita de polipropileno reciclado, é moldada por injeção para formar o assento e o encosto em uma única peça.
Painéis pretos de polipropileno retirados do interior de carros sucateados são usados para formar a versão preta da cadeira, enquanto resíduos pós-industriais são combinados com um pigmento para criar outras cores.
Veja também
- 15 peças de design feitas com caixas de papelão
- Arquitetura sustentável diminui impacto ambiental e traz bem-estar
Sofá modular, por Part & Whole
A empresa canadense de design Part & Whole projetou um sistema de sofá modular que pode ser configurado em diferentes arranjos. O assento pode ser usado para criar uma cadeira independente, sofás de encosto reto ou sofás de canto maiores.
Denominado de Total , cada componente do sofá é removível, substituível e reparável, estendendo a vida útil do produto, que é um dos princípios da economia circular.
Sofá modular, por Stefan Diez para Magis
O designer alemão Stefan Diez criou um sistema modular de sofás chamado Costume, que é projetado para ser facilmente desmontado, reciclado e limpo. Diez projetou o sofá para desafiar o design de sofá convencional, que costuma ser difícil de separar os vários componentes e evita que sejam reciclados e reparados.
Em vez disso, Diez criou um novo método de construção que evita que os elementos constituintes sejam permanentemente fundidos, de forma que o sofá possa ser completamente desmontado ou substituído.
A estrutura do sofá é feita de polietileno reciclado de resíduos industriais e pode ser reciclado posteriormente, enquanto sua capa de tecido é lavável e substituível.
Smile Stool, por Jaime Hayon para Benchmark
O designer espanhol Jaime Hayon projetou o divertido Banco Smile para o fabricante de móveis britânico Benchmark. O banco apresenta dois orifícios no assento que criam os olhos e são onde as pernas se conectam, enquanto uma boca foi esculpida para servir de alça de transporte.
Feito de madeira de cerejeira americana, a Benchmark calculou que o banco armazena mais carbono em sua madeira do que emite no processo de produção, o que o torna negativo em carbono. Os bancos são fabricados no Reino Unido e estão classificados na Lista Vermelha, o que significa que não contêm produtos químicos prejudiciais.
Cadeira N02 Recycle, por Nendo para Fritz Hansen
Como o próprio nome sugere, N02 Recycle é uma cadeira feita de plástico reciclado pelo estúdio japonês Nendo para a empresa de design dinamarquesa Fritz Hansen.
A cadeira é feita de lixo doméstico de plástico, como embalagens de alimentos, canudos e tampas de garrafas de plástico que foram moídas em pelotas e derretidas para formar a cadeira.
A cadeira, que vem em novas alturas de barra e de balcão, foi premiada com o rótulo ecológico da UE. No final de sua vida útil, a cadeira pode ser reciclada.
Cadeira Smart Ocean, por Niels Diffrient para Humanscale
Smart Ocean é uma cadeira de escritório criada pelo falecido designer industrial americano Niels Diffrient para Humanscale.
A cadeira é feita de redes de pesca de plástico de náilon descartadas que foram recuperadas e reaproveitadas em pelotas usadas para fabricar a cadeira. O design modular da cadeira permite que seja facilmente desmontada e mantida, reduzindo a necessidade de descartar completamente a cadeira quando danificada.
A cadeira passou por rigorosos testes de sustentabilidade e foi certificada pelo International Living Future Institute para o Living Product Challenge completo.
Sling Lounge, por Sam Hecht e Kim Colin para Takt
A Sling Lounge é uma poltrona reclinada com um rótulo ecológico da UE criada por Sam Hecht e Kim Colin do estúdio Industrial Facility de Londres para a empresa de móveis dinamarquesa Takt.
A cadeira é composta por uma estrutura de carvalho com certificação FSC, enquanto o assento de tecido é de linho natural feito de fibras vegetais de linho na Europa. A produção do tecido usa menos água do que a maioria dos outros tipos de produção de tecido.
Montado usando apenas quatro parafusos, cada componente da cadeira pode ser facilmente substituído quando gasto ou velho. A cadeira é acondicionada em segmentos de madeira, o que minimiza as emissões de CO2 durante o transporte.
Móveis Epix, por Form Us With Love para Keilhauer
Epix é uma família de móveis de escritório, incluindo assentos, mesas e armazenamento, criada pelo estúdio sueco Form Us With Love para a marca canadense de móveis de escritório Keilhauer.
Cada produto da coleção é totalmente reciclável, pode ser facilmente desmontado e os diversos componentes podem ser substituídos, o que lhes confere maior longevidade.
As cadeiras são construídas com materiais puros para facilitar a reciclagem. O assento é feito de plástico puro de polipropileno ou feltro de PET puro, enquanto a estrutura é feita de alumínio.
Ocean OC2, por Jøergen e Nanna Ditzel para Mater
A marca de móveis dinamarquesa Mater atualizou seus assentos para áreas externas, a linha Ocean de 1955 por Jørgen e Nanna Ditzel, em um novo modelo chamado Ocean OC2.
Os assentos, que antes eram feitos de redes de pesca reaproveitadas e resíduos de plástico do oceano, agora são feitos com barris de cerveja usados da cervejaria dinamarquesa Carlsberg.
Mater calculou que a cadeira produz até 53% menos emissões de CO2 do que outras cadeiras feitas de plástico.
*Via Dezeen