A Páscoa, assim como o Natal e outros feriados, é muito lembrada pelos pratos típicos da ocasião. E, além das comidas, uma preocupação que existe é sobre qual bebida combina melhor com cada prato. Pensando nisso, trouxemos uma lista para que você possa fazer a escolha certa de harmonização, também para quem não consome alcoólicos.
A principal dica é equilibrar a intensidade do prato com a intensidade da bebida. Para isso, é necessário, primeiro, decidir qual é o ingrediente chave; depois a decisão é escolher se a harmonização será feita como complemento do sabor ou para criar o contraste.
Então, se for um prato doce, o vinho tem que ser igualmente doce (ou até mais doce); se o protagonista do prato for o gosto ácido, essa acidez também precisa ser marcante no vinho. Por outro lado, um prato salgado também harmoniza bem com um vinho muito doce. Veja abaixo algumas sugestões para os pratos típicos de Páscoa:
Entradas
Para quem gosta de iniciar a celebração da Páscoa com petiscos, como tábua de frios, canapés e patês, a harmonização perfeita são os Chopps de vinho, tanto branco como tinto. Especialistas também recomendam que petiscos mais gordurosos sejam consumidos com cachaça, pois a combinação ajuda a abrir o apetite. Uma limonada ou refrigerante pode ser a solução ideal para os que não tomam álcool.
Pratos Principais
Bacalhau e Peixes
Se existe um prato mais típico para a Páscoa do que o bacalhau, desconhecemos. Na maioria das receitas, a harmonização é com vinhos brancos e secos, mas, dependendo do acompanhamento e gosto pessoal, tintos secos também podem ser utilizados.
Para criar uma harmonização para pessoas que não bebem álcool, uma boa alternativa é combinar o bacalhau com suco de laranja ou maçã, que são mais cítricos.
Risotos
Risotos também são boas pedidas para quem deseja inovar na Páscoa, sem riscos. Por levarem queijo na receita, como parmesão ou gorgonzola, o prato cai muito bem com vinhos, em especial, o branco. Uma boa pedida não alcoólica é o suco de uva.
Sobremesas
No domingo, receitas à base de chocolate e ovos de Páscoa entram em cena. Para fazer bonito na harmonização, a dica é investir em vinhos que tenham aroma de frutas frescas e toque doce e aveludado, como os vinhos suaves. Os vinhos Rosés também são boa pedida por conta do frescor e suavidade que oferecem ao paladar.
Para uma harmonização não alcoólica, o chá mate com limão, por ser bem refrescante e de um sabor único, pode ser opção certeira para servir no momento da sobremesa.