Souto de Moura e Álvaro Siza projetam pavilhão para São Paulo
Prédio dos dois premiados pelo Pritzker mostrará arquitetura portuguesa no Parque do Ibirapuera a partir de 24 de junho. Iniciativa celebra o ano de Portugal no Brasil
O Parque do Ibirapuera, em São Paulo, receberá um pavilhão projetado pelos arquitetos portugueses Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura. A construção temporária de 400 m² será inaugurada em 24 de junho e mostrará 100 projetos dos últimos 20 anos da arquitetura portuguesa.O pavilhão faz parte de um projeto maior, chamado “Arquitectura Portuguesa – Discrição é a nova visibilidade”, que tem como objetivo aproximar as arquiteturas portuguesa e brasileira. Organizado pela associação Estratégia Urbana, o projeto integra o ano de Portugal no Brasil.
Souto de Moura trabalhou durante a faculdade no escritório de Álvaro Siza. Os dois foram os únicos arquitetos portugueses a ganhar o Pritzker, reconhecido como o prêmio mais importante da área (Siza em 1992; seu discípulo em 2011). Segundo o júri do Pritzker, os projetos da dupla destacam-se pelas linhas simples e respeito ao local onde foram implantados. Ambos têm escritórios no Porto e criaram juntos o Pavilhão de Portugal na Expo Mundial de Hanover, em 2000; e o Pavilhão da Galeria Serpentine, em Londres, em 2005.