Grande premiado de 2016, Paulo Mendes da Rocha completa 88 anos
Relembre os prêmios recebidos este ano pelo grande arquiteto e urbanista brasileiro e um vídeo em homenagem ao profissional
O grande nome da arquitetura brasileira, Paulo Mendes da Rocha, completa hoje 88 anos. O arquiteto e urbanista, que em 2006 ganhou o Prêmio Pritzker, conhecido como o Nobel da Arquitetura, nasceu em Vitótia, Espírito Santo em 1928. O profissional é conhecido por suas linhas sóbrias e geométricas, absorvidas da arquitetura moderna internacional e representativo da chamada “Escola Paulista”, com composições simples, sintéticas e limpas.
No Brasil, Paulo Mendes da Rocha assinou a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Estádio Serra Dourada em Goiânia, a intervenção e reforma da Estação da Luz e o projeto do Museu da Língua Portuguesa (que pegou fogo em 2015), ambos em São Paulo; a Capela de São Pedro, em Campos do Jordão; entre tantas outras.
2016 tem sido um ano especial para o profissional. Na coleção de premiações que o arquiteto conquistou em neste ano estão o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza, o Praemium Imperiale e a Medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects (RIBA) de 2017, um prêmio anual do instituto britânico que reconhece a contribuição de um profissional para a arquitetura. Também foi o grande homenageado no VI Prêmio CASA CLAUDIA.
Veja o vídeo que fizemos para homenagear o profissional na ocasião:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=n9ckEQ_HufE%5D
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!