Com desenhos geométricos e cores intensas o projeto do artista búlgaro Christo Guelov está transformando as ruas de Madri. No município de Torrelodones, quatro faixas de pedestres e três escolas ganharam as intervenções. São triângulos, círculos, linhas e formas em zigue-zague coloridos. O projeto combina conceitos de arte, funcionalidade e planejamento urbano.
As cores vibrantes têm um propósito além do conceito artístico, elas rejuvenescem a sinalização urbana. Ghelov visa chamar atenção para algo que vemos todos os dias, como as faixas de pedestre. O artista espera lembrar motoristas e pedestres de olhar o mundo ao redor. O projeto, intitulado “funnycross”, também levanta questões sobre a cor no planejamento urbano e desafia o cinza, tonalidade que tomou conta das cidades modernas.
“Abrir novos horizontes para a experiência humana tem sido a principal fonte de energia criativa, tanto na ciência quanto na arte”, diz Ghelov. Investigar algo aparentemente inexistente ou invisível para os outros e trazer esses temas para a realidade é o mecanismo para gerar utilidade aos objetos de arte”, completa.
“Funnycross” é parte de uma série de intervenções de arte urbana que o artista quer executar em diferentes cidades da Espanha e da Europa.
Fonte: Design Boom