Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Umidade da parede: 6 dicas para resolver o problema do mofo e bolor

Veja como solucionar o problema que pode afetar muito a qualidade de vida dos moradores

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 set 2024, 13h00 • Atualizado em 29 set 2024, 13h56
Faça você mesmo: 7 passos para pintar as paredes de casa
 (Pixabay/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Umidade e infiltrações podem atrair fungos, mofo e bolor, organismos vivos que comprometem bastante a qualidade de vida dos moradores, provocando diversos problemas respiratórios e alergias. Principalmente durante o período de pandemia e home office, é essencial removê-las o mais rápido possível, de forma que não retornem mais. Por isso, a Triider, plataforma de serviços de manutenção e pequenas reformas, lista 6 dicas para resolver o problema sem dor de cabeça:

    • Para tirar o bolor da parede, é preciso usar cloro e água sanitária, que eliminam qualquer vestígio de fungos que surgem devido à presença de água. Esfregue bem a superfície com esses produtos para remover os organismos e espere secar para prosseguir com a próxima dica;
    • Após limpar, raspe a superfície afetada. Isso remove a tinta e, se a parede for de alvenaria, um pouco do bloco que compõe a estrutura. Se não souber consertar sozinho ou se o problema for mais grave, chame um profissional para auxiliar nos reparos.
    • Lave bem a base com água e sabão, retirando todo e qualquer vestígio de bolor que ainda possa existir e também removendo os produtos de limpeza previamente aplicados. Espere secar bem antes de prosseguir. Uma opção é ligar um ventilador ou um desumidificador de ar para acelerar o processo.
    • Aplique um impermeabilizante sobre a superfície, deixando secar bastante e depois aplique outra demão, sempre seguindo as instruções presentes na embalagem. Depois, aplique a massa corrida para finalizar e dar o acabamento. O objetivo é deixar a parede bem lisa para posteriormente aplicar a tinta e fazer com que o ambiente volte a ter a aparência agradável que tinha antes da umidade.
    • • Tenha um kit de ferramentas em casa. Martelos e espátulas provavelmente serão os itens mais úteis para quebrar, raspar e depois aplicar a massa, seguidos de pincéis e broxas para pintar depois de já ter realizado o conserto da alvenaria afetada.
    • • Finalize pintando a parede afetada para dar o acabamento. Aqui, a dica é optar por produtos que sejam anti mofo e bolor para que o problema não volte a acontecer tão cedo.

    Dica extra para a umidade não voltar

    umidade-da-parede-dicas-para-resolver-casa.com-3

    Ambientes bem ventilados e com boa luminosidade têm menores chances de permanecer úmidos, uma vez que o vento e a luz solar naturalmente se encarregam de acelerar o processo de secagem, caso as paredes entrem em contato com a água.

    Outra dica importante de como acabar com a umidade é impermeabilizar adequadamente as superfícies que têm maior propensão a ficarem úmidas, como as paredes e pisos de porões, sótãos e banheiros, já que são ambientes com maior contato com a água. Caso não consiga evitar completamente a umidade, opte por sprays anti mofo e bolor para amenizar o problema, afinal, o maior problema da umidade são os organismos que surgem com a presença dela.

    Publicidade