Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Travesseiros e colchões: quando trocar e como limpar

Confira o período ideal para substituir as peças e como fazer a manutenção

Por Larissa Faria
23 nov 2020, 16h21 • Atualizado em 28 fev 2024, 18h45
 (divulgação/Trousseau/Casa.com.br)
Continua após publicidade
  • Com o tempo de uso, travesseiros e colchões ficam sujos e precisam ser limpos e trocados. Afinal, as roupas de cama acumulam ácaros e podem ficar manchadas e com mau cheiro por causa do suor do corpo, por exemplo. 

    ideias-cabeceiras-diferentes1
    (Rafael Renzo/Casa.com.br)

    Mas você sabe como fazer essa higiene da maneira correta e qual é o período indicado para substituir os itens? Segundo a empresa de soluções e reparos TempoTem, é recomendável limpar travesseiros e colchões a cada seis meses.

    No caso do travesseiro, ele deve ser substituído por um novo a cada dois anos. Em relação ao colchão, este tempo varia de cinco a sete anos dependendo do modelo. Para não esquecer desses detalhes, você pode anotar na etiqueta do produto quando ele foi comprado. Assim, saberá facilmente se já é hora de trocá-lo. 

    Como limpar travesseiro e colchão

    como-limpar-travesseiro

    Continua após a publicidade

    Fronhas e lençóis devem ser lavados e trocados frequentemente (uma boa sugestão semanalmente ou antes se necessário), mas o travesseiro em si deve ser higienizado a cada seis meses, com procedimentos de acordo com o indicado na etiqueta do produto – alguns podem ser colocados na máquina de lavar roupas, enquanto outros devem ficar longe do eletrodoméstico para não perder a forma. 

    A TempoTem conta que independentemente do modelo, a higiene do travesseiro deve ser feita sempre com água fria e a secagem longe do sol, pois o calor excessivo provoca a proliferação de ácaros. Ou seja: nada de deixar o travesseiro úmido tomando sol! Deixe-o secar à sombra, naturalmente. 

    Berço para Gêmeos com bicama ou gaveta na cor rosa com detalhes em madeira
    O colchão do bebê ou criança pode ficar manchado e com meu cheiro por causa do xixi, mas é possível solucionar este problema (Divulgação/Cia do Móvel/Casa.com.br)
    Continua após a publicidade

    Para limpar e tirar o cheiro de xixi do bebê ou criança do colchão, a empresa indica uma receita caseira: pingue algumas gotas de vinagre em 100 ml de água morna ou fria, adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e mexa. Depois, passe a mistura no local que foi atingido pela urina, esfregando com uma escova de roupas. Um pano úmido também pode auxiliar neste momento. Após a limpeza, passe um pouco de amaciante no local para tirar o odor ruim. Perfumes próprios para lençóis e travesseiros também cumprem esta função.

     

    Publicidade