Em 2020 ficamos mais tempo em casa e, em 2021 essa tendência deve permanecer por um bom tempo. Com isso, passamos a cozinhar mais também e usar mais ainda a geladeira. Se você não conseguiu manter o eletrodoméstico organizado e acabou deixando alimentos estragarem e irem para o lixo mais do que gostaria, essas dicas serão úteis. Confira!
1. Preste atenção nas quantidades
Desperdiçar alimentos definitivamente é algo que você não deve fazer. Então, para evitar isso e também para não sobrecarregar a geladeira, fique atento à quantidade de comida que você compra. O ideal é planejar as refeições da semana com antecedência e fazer uma lista com os ingredientes nas porções corretas antes de ir ao supermercado ou à feira. Assim, você vai comprar somente o necessário para quele período.
2. Deixe tudo à vista e anote as validades
Pode acontecer de você comprar demais. Tudo bem. Mas, aí o importante é deixar os alimentos todos à vista. Nesse caso, caixas organizadoras transparentes podem ajudar. Assim, você evita que algo fique no fundo da geladeira e acabe mofando. No caso de alimentos que você vai dispensar a embalagem e armazenar a sobra, não esqueça de etiquetá-los com a data de validade do produto.
3. Organização inteligente
Aqui, vale uma regra muito comum na despensa e geladeiras de restaurantes, mas que pode ajudar em casa. Organize o eletrodoméstico com base na vida útil dos alimentos, colocando os itens mais novos na parte de trás e os que têm data de validade próxima, na frente. Você vai acabar desperdiçando menos e, por consequência, gastando menos também.
4. Compartimentos especiais
Reserve uma prateleira (de preferência, a mais alta) para armazenar os ingredientes especiais ou aqueles que você costuma usar quando quer fazer um jantar surpreendente. Assim, você evita que alguém os consuma fora de hora e que tenha uma surpresa desagradável na hora de usar.
5. Use o espaço vertical
Empilhar pode ser uma boa solução para usar todo o espaço das prateleiras. Por exemplo, você pode armazenar uma maior quantidade de ovos se colocá-los em caixas de acrílico próprias e empilhá-las depois. As tigelas com tampas também são ótimas opções para serem empilhadas. Além disso, latas e garrafas também podem ficar na vertical, se você guardá-las em suportes próprios.
6. Avalie as sobras antes de guardá-las
Quando sobrar alimentos em alguma refeição, já pense no que eles poderão se transformar antes de guardar na geladeira. Imagine, por exemplo, que fatias de peito de frango ou peru que sobraram do almoço de domingo podem render um ótimo sanduíche no dia seguinte. Se você não consegue pensar em pelo menos duas maneiras de reinventar os ingredientes, nem vale a pena guardar e ocupar espaço na geladeira. E não esqueça de etiquetá-los para não se perder com a validade.