Você certamente já se perguntou se pode limpar o celular com álcool em gel, assim como fazemos com as mãos. Fazer a higienização dos eletrônicos da maneira correta pode evitar problemas futuros com estes equipamentos, como a oxidação dos componentes eletrônicos. Para conferir as respostas para esta dúvida tão comum, confira abaixo nossas dicas para desinfetar o celular e o computador do coronavírus:
Posso limpar o celular com álcool?
Sim, mas não com álcool em gel ou o utilizado na limpeza doméstica. O apropriado é o álcool isopropílico, que evapora mais rapidamente que os demais. No entanto, você não deve passá-lo diretamente no aparelho.
Primeiro, desligue o celular ou tablet e desplugue fones de ouvidos e carregadores dele. Depois, umedeça levemente um pano (o ideal é o de microfibra, pois não solta fiapos) com o produto e passe no aparelho. Entradas e pequenas partes podem ser limpas com cotonete e pincel de cerdas macias. A capinha também deve ser desinfetada! Caso ela seja de plástico, tire-a do aparelho e higienize com álcool ou água e sabão.
Como higienizar o computador?
Segundo a Samsung, o álcool 70% é o indicado para limpar os computadores e notebooks. Da mesma maneira que na higienização do celular, ele não deve ser aplicado diretamente nos equipamentos, e sim com o auxílio de um pano de microfibra.
Tenha cuidado com o teclado, que não pode ser diretamente umedecido – um pincel pode ajudar na remoção de sujeiras e migalhas. Lembre-se também de limpar o mouse, os fones de ouvido e outros acessórios.