O verão vem chegando ao fim e as noites estão começando a ficar mais geladinhas. Para quem gosta de um friozinho, essa é a hora de tirar aquela coberta do armário, preparar um chá e se afundar em uma série da Netflix. Parece perfeito, não? Mas essa época do ano também é quando aqueles resfriados, gripes e rinites chegam para acabar com o humor de qualquer um. Sabia que você pode adotar algumas medidas na arrumação e na limpeza da casa para evitar essas doenças? Veja abaixo algumas dicas de organização para livrar a casa das bactérias e dos vírus!
Use produtos que sejam bactericidas
Cloro, peróxido de hidrogênio, detergentes (sabão), iodóforos (anti-sépticos à base de iodo) ou álcoois são eficazes para matar micróbios.
Sempre siga as instruções
Só dar uma passadinha de pano com desinfetante pode não ser suficiente para limpar de verdade as superfícies. Cada produto precisa de um certo tempo e modo de aplicação para “fazer efeito”. Leia os rótulos e siga os passos indicados nas embalagens.
Para alguns casos, produtos descartáveis
Sim, sabemos que a sustentabilidade é algo fundamental a ser considerado, mas lenços e toalhinhas de panos podem ser grandes transmissores de germes. Se puder, faça a opção por produtos de papel, que não demoram tanto para se decompor e não carregam seu resfriado por aí.
Troque e lave seus panos com mais frequência
As toalhas de rosto que ficam ao lado da pia, panos de prato e esponjas são objetos que carregam naturalmente mais bactérias consigo, porque são aqueles que manuseamos mais. Durante o inverno, recomenda-se lavá-los (ou trocá-los) com mais frequência.
Não se esqueça das maçanetas e dos puxadores
Seja limpando a cozinha, quarto ou sala, não esqueça de desinfetar as maçanetas das portas, puxadores de gavetas e armários, controles de TV e videogame, as torneiras das pias e os interruptores de luz. Todos eles podem passar batido na faxina, mas são muito manuseados no dia a dia.
Até as telas devem ser higienizadas
Já parou para pensar em quantas vezes você pegou seu celular hoje? Pois é. Telas de celulares e tablets também podem ser veículos para germes. Existem produtos específicos que podem ser usados para limpar telas de dispositivos sem danificá-los.