5 erros de organização que você deve evitar
Confira alguns detalhes do dia a dia que estão deixando os seus ambientes mais confusos e bagunçados - e como corrigi-los
Você se considera uma pessoa organizada? Pois nós garantimos que, mesmo assim, existem alguns erros de organização que você comete diariamente e que deixam o seu dia a dia um pouco mais complicado e bagunçado.
Principalmente na hora de fazer aquela faxina geral no apartamento ou a limpeza sazonal (quem nunca usou a troca de estação como desculpa para dar uma limpa no armário, no escritório e na casa inteira?), é importante lembrar de algumas dicas para tornar o processo mais fácil e prazeroso – e, o principal, que seja algo que dure e não que volte a ser bagunçado dali uma semana.
1. Arrumar um cômodo inteiro de uma vez só
Você fica cansada só de pensar nessa ideia? Nós também. O problema de querer organizar um cômodo inteiro de uma vez é que você pode cansar na metade do trabalho e fazer o restante de organização de uma maneira menos paciente. Separe essa arrumação em algumas tarefas menores e comece pequeno: arrume primeiro aquela gaveta de bagunça, depois a escrivaninha… E cumpra uma tarefa dessas por dia. Pode levar mais tempo, mas, pelo menos, você não vai sentir a frustração de ter milhares de coisa para fazer num dia e desistir no meio do caminho.
2. Empilhar toalhas no armário
Você deve ter o costume de empilhar toalhas na hora de guardá-las no armário, certo? Mas essa não é a melhor forma de cuidar dessas peças ou de armazená-las. Na verdade, uma forma de economizar espaço é enrolando cada toalha, o que também facilita o acesso à elas. E mais – se você não tiver espaço para guardar as suas toalhas, pode colocá-las enroladas em uma cesta no chão do banheiro.
3. Ocupar espaço com roupas que você não está usando
Crie o hábito de tirar do armário as roupas que você não está usando naquele momento. Se está no verão, guarde as roupas de inverno em uma mala ou baú. Se está no inverno, faça o movimento contrário. Isso evita que as suas roupas fiquem amontoadas no armário e juntem poeira ao longo do tempo, por falta de uso.
4. Esconder as coisas na despensa
É um erro você deixar a sua despensa sem algum tipo de organização, com os alimentos escondidos ou pouco visíveis. Na hora de pensar no ambiente, tente ao máximo organizá-lo de um jeito que você consiga ver e identificar de cara o que tem ali. Um truque é usar potes transparentes para armazenar os alimentos secos (como arroz e macarrão) e deixar rótulos sempre virados para frente. Isso também evita o desperdício.
5. Ignorar espaços de armazenamento ‘escondidos’
Pense no espaço embaixo da pia ou naqueles cantinhos pouco aproveitados do armário. Você pode usar esses ambientes colocando divisões ou outros tipos de organizadores para guardar produtos de limpeza, por exemplo – use esses espaços para guardar tudo aquilo que você não quer deixar à vista e tem dificuldade de encontrar no dia a dia.