Revestimento muito requisitado entre arquitetos e clientes, por trazer aconchego e calor para casa, o piso de madeira valoriza muito o projeto. Com o avanço das tecnologias e do manejo florestal, ficou mais fácil e prático ter um piso desse tipo em casa. Não é à toa que a indústria de revestimentos investe cada vez mais na sua reprodução em outras apresentações, como cerâmica, vinílico e laminado.
Ainda na questão sustentabilidade, a técnica de aproveitamento dos recursos naturais de forma correta e equilibrada viabiliza a manutenção do meio ambiente. Outra característica positiva desse tipo de revestimento é a durabilidade. E para manter o bom estado do piso por anos, são necessários alguns cuidados, que listamos abaixo com a dicas da Akafloor.
1. Limpeza
Para fazer a limpeza do piso de madeira, comece removendo toda a sujeira com vassoura de pelos ou aspirador de pó. Depois, passe um pano úmido com uma solução fraca de detergente neutro diluído em água.
2. Evite excesso de água
Quando limpar, atente-se ao pano ou esponja que estiver usando. Se estiver soltando água no piso, torça mais um pouco para não danificar a madeira. Em casos de acidentes com líquidos derramados, seque imediatamente para não penetrar nas juntas do revestimento. O mesmo vale para o caso de o seu bichinho fizer xixi no chão.
3. Pano seco
É aconselhável para secar após a limpeza com o pano úmido e também para limpar marcas de solado.
4. Cera
Não use cera, nem mesmo líquida. Ela não penetra e cria uma camada de aderência para a poeira que altera o aspecto do piso e facilita a entrada de vírus e bactérias.
Mesmo seguindo esses cuidados, após alguns anos é indicado que seja realizada uma manutenção preventiva na superfície, reavivando e prolongando o brilho. Esse processo é realizado por técnicos, que usam um produto para restaurar pisos de madeira. Além de reavivar o brilho, ele cria uma película protetora que dará ainda mais tempo de vida ao revestimento.