Vistoria de entrega do imóvel: um checklist para não esquecer nada!
Saiba que pontos merecem atenção nesse momento para não ter dor de cabeça depois da entrega das chaves
Sabemos que a ansiedade de pegar a chave do seu imóvel novo é um sentimento difícil de controlar, mas, durante o processo de vistoria que antecede a entrega, é importante se atentar a alguns pontos.
Para não deixar que a emoção tome conta e deixe que aspectos importantes passem despercebidos, os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, à frente do Andrade & Mello Arquitetura, fizeram um checklist para ajudar a não esquecer nada durante a vistoria. A seguir, confira os principais aspectos elencados pelos especialistas!
1. Elétrica
Na entrega das chaves, é importante que o imóvel esteja com o relógio instalado e a energia elétrica funcionando. O arquiteto Renato Andrade recomenda ter em mãos um multímetro digital – aparelho que mede a tensão, corrente e resistência – ou mesmo um carregador de celular para verificar se as tomadas estão em pleno funcionamento.
Passando para o quadro de distribuição, é importante verificar se os disjuntores estão com os circuitos elétricos demarcados. “Como proteção e para manutenções posteriores, o morador precisa saber, por exemplo, qual é o disjuntor que representa cada cômodo para desligá-lo pontualmente”, explica Renato.
Para finalizar, o especialista também aconselha levar uma lâmpada na bolsa para testar, um a um, os bocais de iluminação.
2. Hidráulica
Em relação a parte hidráulica, é fundamental fiscalizar todos os detalhes. Para isso, é indicado abrir todas as torneiras do imóvel e deixar que o fluxo de água acumule um pouco na cuba – seja do banheiro, da cozinha ou do tanque.
“O objetivo é verificar se o fluxo de água nas torneiras está a contento, se o escoamento de água está contínuo e se não existe nenhum tipo de vazamento nos sifões”, esclarece Erika. Ao liberar o volume acumulado na cuba, a presença de bolhas e água parada são indicadores de um possível entupimento no sistema de esgoto.
Além das torneiras, vale acionar a descarga para verificar se o dispositivo está regulado e se não há demora além do normal para o reabastecimento da caixa acoplada. “Também fique de olho em possíveis manchas na parte inferior dos registros, que podem acusar problemas de instalação ou na peça. E cada ralo deve ser testado com um balde cheio de água”, complementa a arquiteta.
3. Revestimentos
Uma dica esperta dada pelos arquitetos para verificar se os revestimentos da parede e dos pisos estão bem assentados é dar leves golpes contra o material cerâmico utilizado um cabo de vassoura. Se houver a incidência de um som oco, preocupe-se, pois isso é um sinal de descolamento em função da ausência de massa e a não aderência na superfície.
O caimento do piso é outro ponto importante que não é perceptível a olho nu. Uma ideia para ver se há escoamento em áreas importantes – como o box do banheiro – é utilizar uma bolinha de gude ou de silicone. Segundo Renato, “essa medida, executada no durante a obra, faz com que a água escoa para o ralo, e não em sentido contrário”.
Por fim, e não menos importante, verificar a aplicação dos rejuntes ajuda a evitar infiltrações ou outros problemas do tipo no futuro e por essa razão, é fundamental que o futuro morador analise se estão aplicados de maneira homogênea e bem higienizados.
4. Portas e janelas
Na entrega do imóvel, as esquadrias devem estar limpas e com funcionamento perfeito. “O excesso de sujeira costuma ocultar riscos e outros danos”, adverte Renato Andrade.
O especialista recomenda fazer uma análise minuciosa, verificando se não há nenhum desgaste ou puídos nas portas, se o encaixe e manuseio das persianas está perfeito e também das portas. “Nas fechaduras, abra e feche as portas mais de uma vez para ver se a chave gira tranquilamente na fechadura e fique atento para ver se as folhas estão empenadas, pegando no batente ou chão ou fazendo ruído exagerado”, recomenda o arquiteto.
Outros pontos importantes do checklist
- As paredes devem estar lisas, sem sinal de umidade e com pintura homogênea.
- Nos banheiros e áreas molhadas, o gesso não pode apresentar manchas amareladas, pois é um sinal de que pode haver vazamentos do apartamento superior.
- Se o apartamento for entregue com pisos, em nenhuma hipótese pode apresentar respingos de tinta.