A empresa de tecnologia Embodied desenvolveu um robô companheiro para crianças, que usa a inteligência artificial para processar e responder à conversas naturais e expressões faciais.
O robô, chamado de Moxie, é um companheiro animado, projetado para ajudar crianças entre cinco e dez anos de idade a desenvolver suas habilidades sociais, emocionais e cognitivas por meio do aprendizado baseado em brincadeiras.
Como a Embodied explicou, Moxie foi projetado para ser alto o suficiente para ser interessante sem ser pesado, medindo pouco menos de 40 centímetros de altura.
A equipe de design criou um rosto para o robô sem detalhes específicos, como rugas e sombras, para facilitar a expressão de sentimentos como interesse ou preocupação. Eles também deram a Moxie olhos grandes e amigáveis para permitir que as crianças reconhecessem melhor certas emoções, e um corpo macio, liso e colorido em uma tonalidade azul-petróleo, neutra em relação ao gênero.
Outras características projetadas para serem cativantes são as orelhas em forma de lágrima do robô, o rosto redondo em formato de capacete e as mãos, que têm uma forma simplificada com um dedo indicador pontiagudo, mas arredondado. O Moxie pode girar 360 graus em sua base em reação à criança, bem como dobrar o pescoço.
A Embodied desenvolveu uma plataforma de aprendizado de máquina, chamada SocialX, que permite ao robô processar e responder às interações naturais, como conversas, expressões faciais e contato visual. Uma câmera embutida na testa do robô permite que ele veja a criança, enquanto um alto-falante integrado na parte inferior do corpo permite que ele fale. Uma barra colorida em seu peito também mostra a duração da bateria.
Seus recursos de aprendizado de máquina significam que ele pode aprender mais sobre a criança à medida que avança, personalizando melhor seu conteúdo para atender aos objetivos de aprendizagem da criança.
Ele também pode reconhecer e lembrar pessoas, lugares e coisas. De acordo com a empresa de tecnologia, isso cria um sentimento de confiança e empatia com o usuário e incentiva um envolvimento mais profundo com o robô.
“Agora, mais do que nunca, a importância do avanço tecnológico na aprendizagem e cuidados em casa é fundamental”, disse a companhia, que colaborou com a empresa de design e inovação de Yves Béhar, Fuseproject, para criar o robô. “Estamos em um ponto crítico na forma como interagiremos com a tecnologia”, acrescentou o fundador da Embodied, Paolo Pirjanian.
O companheiro robô é programado para ensinar uma “lição de vida” diferente a cada semana, incluindo gentileza, amizade, empatia e respeito, através de atividades como desenho, exercícios respiratórios e meditação, resolução de problemas e leitura. Também ensina a criança a fazer contato visual, se revezar com os outros, ouvir e expressar empatia.
A Embodied fez parceria com a Encyclopedia Britannica e Merriam-Webster para integrar um dicionário à tecnologia do robô, tornando-o capaz de ensinar às crianças o significado de novas palavras e conceitos. O robô também vem com um aplicativo para pais que permite que eles vejam o desenvolvimento de seus filhos por meio de suas atividades com o robô.