Pelo terceiro ano consecutivo, a SP_Urban impulsiona o Maio Amarelo iluminando a cidade de São Paulo. Entre os dias 2 e 31 de maio, o festival de arte digital expõe obras visuais e interativas que pretendem conscientizar os paulistanos sobre a imprudência no trânsito e as novas formas de mobilidade urbana.
A mostra pocket apresenta quatro obras que sintetizam e ilustram os objetivos da campanha de conscientização. Três delas, incluindo um jogo, ficarão expostas na Galeria de Arte Digital do Centro Cultural FIESP, na Av. Paulista. Já a terceira, formada por um túnel imersivo, ficará no canteiro central da Av. Brigadeiro Faria Lima. O projeto SP_Urban tem curadoria artística de Marília Pasculli e produção geral de João Frugiuele, ambos da produtora Verve Cultura.
Obras
O game arte interativo “Running Safe” (2019), desenvolvido pelo arquiteto Ricardo Palmieri, é uma das obras que ficará na Av. Paulista. Ele funciona como uma corrida vertical na fachada do prédio da FIESP. Os visitantes poderão usar um tablet para jogá-lo, cada partida tem 90 segundos e o objetivo é chegar ao topo da pista sem se chocar com obstáculos.
No mesmo local, a obra visual “Modal” (2019) poderá ser apreciada. O trabalho, que fala sobre mobilidade urbana, destaca as novas formas de locomoção, como as ciclovias, e vislumbra outros meios de sustentáveis e coletivos ainda não implementados, como as hidrovias integradas às demais malhas viárias. Toda essa dinâmica é representada por elementos geométricos que ressignificam os diferentes meios de transporte. A produção foi criada pela Vapor 234, empresa de projetos espaciais formada pelos arquitetos Fabio Riff, Fabrizio Lenci, Rodrigo Oliveira e Thomas Frenk.
A também obra visual “Melancia” (2019), desenvolvida pelos artistas plásticos Marco Loschiavo e William Hebling, completa o trio da avenida mais famosa de São Paulo. Inspirada na estética do designer e cineasta Saul Bass, a produção busca provocar e chamar atenção por meio de uma sequência de cenas cotidianas com personagens que têm melancias no lugar de cabeças. A metáfora representa a fragilidade física do corpo humano frente a situações de risco, como atravessar a rua desatento, correr de bicicleta em vias movimentadas e dirigir alcoolizado.
Por último, a obra visual e imersiva “Light Path” (2019) ficará na Av. Brigadeiro Faria Lima. Desenvolvida pelo artista multimídia Vigas, a instalação luminosa tem formato de túnel e, por meio de uma programação audiovisual, pretende reforçar o conceito de sinalização no espaço urbano: o artista brinca com marcações e indicações necessárias para a convivência diária na metrópole.
Serviço – SP_Urban x Maio Amarelo
Av. Paulista
Onde?
Galeria de Arte Digital do Centro Cultural FIESP – Av. Paulista 1.313 (em frente à estação Trianon Masp do Metrô)
Quando?
De 2 a 30 de maio
Horário:
Game “Running Safe” – das 19h às 22h (de quarta a domingo)
Obras visuais “Melancia” e “Modal” – das 22h às 6h (todos os dias)
Quanto?
Gratuito
Av. Brigadeiro Faria Lima
Onde?
Canteiro central da Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.780 (Próximo ao cruzamento com a Av. Cidade Jardim)
Quando?
De 15 a 31 de maio
Horário:
Exibição contínua, melhor visibilidade no período noturno.
Quanto?
Gratuito