Inovação: lições ao redor do mundo

Como ser inovador em um setor marcado pela tradição? Buscar referências em outros segmentos e países é uma forma de expandir os horizontes

Por Thiago Sodré
Atualizado em 30 jun 2024, 21h30 - Publicado em 30 jun 2024, 13h00
Inovação: lições ao redor do mundo
 (AbsolutVision/Unsplash)
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Meu nome é Thiago Sodré, sou CEO do Club&Casa Design, a maior plataforma de relacionamento do mercado Arq&Decor e estou animado para compartilhar com vocês insights e experiências sobre inovação, um tema que considero vital para o crescimento e a evolução do nosso setor.

Inovar no Arq&Decor não é apenas uma opção, mas uma necessidade para se manter relevante e competitivo em um mercado em constante transformação. Espero que as vivências compartilhadas aqui inspirem você a explorar novas fronteiras e a adotar uma mentalidade aberta para as mudanças.

Para começar essa coluna, gostaria de compartilhar o que aprendi em algumas imersões no Vale do Silício, Israel e China. Tudo começou em 2016, quando decidi me desafiar e sair da minha zona de conforto como empreendedor. Minha primeira imersão internacional foi no Vale do Silício, onde passei dez dias conhecendo empresas como Tesla, Google e LinkedIn.

O principal insight dessa experiência foi a importância da mudança de mindset. Vi como as pessoas ali estavam dispostas a colaborar em novos projetos e como a valorização das equipes é essencial. Essa experiência foi tão impactante que, em 2018, levei cerca de 50 profissionais parceiros do Club&Casa para uma imersão no Vale do Silício.

Em 2017, embarquei para Israel com um grupo de 12 empreendedores e CEOs, inspirados pelo livro “Nação Empreendedora”. Durante dez dias, visitamos fundos de investimento, startups e universidades, discutindo sobre inovação. Israel, com sua história de sobrevivência e escassez, é per capita o país mais empreendedor do mundo.

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Nessa imersão, aprendi que a resiliência é fundamental. Lá, as falhas são vistas como oportunidades de aprendizado. Eles entendem que a persistência sem adaptação não é eficaz. O conceito de “glocal” também foi revelador: pensar globalmente enquanto se age localmente é crucial para pequenos mercados que precisam expandir suas inovações globalmente.

Em 2018, viajei para a China, focado em entender seu avanço tecnológico. Tive acesso a movimentos de blockchain, fintechs e tecnologia financeira. A determinação e a ausência de ego dos chineses foram impressionantes. Eles baseiam suas decisões em análises precisas e indicadores, buscando sempre a alta performance. A metodologia chinesa de usar dados para prever e alcançar resultados foi uma lição valiosa que trouxe comigo.

Combinar os ensinamentos do Vale do Silício, Israel e China ajudou a formar a base do empresário/empreendedor que sou hoje. Meus negócios combinam criatividade e mudança de mindset do Vale do Silício, a resiliência israelense e a profundidade analítica chinesa.

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Uma analogia: para ser alguém diferenciado, é necessário conhecer ao máximo até onde se pode ir e quais os principais pilares que as pessoas esperam da sua atuação. Essa é a minha teoria, minha metodologia. Eu acredito na transformação. Com esses pontos, é possível entender o mundo VUCA [em português, VICA, ou seja, volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade], que vivemos agora. Para encarar tudo isso, é preciso ter cabeça aberta, ser resiliente e buscar dados.

O pensador norte-americano Alvin Toffler diz que “o analfabeto do século 21 não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”.

Ao adotar uma mentalidade aberta à mudança, abraçar a resiliência como aliada e fazer uso inteligente de dados sólidos, podemos transformar nossas empresas e impulsionar o crescimento do setor como um todo. Os conceitos de criatividade, resiliência e análise estratégica não conhecem fronteiras e podem ser aplicados em qualquer contexto empresarial.

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Por isso, convido você, caro leitor, a refletir sobre as experiências compartilhadas aqui e considerar como esses princípios podem ser integrados em sua própria jornada empreendedora. Que possamos todos buscar a inovação com entusiasmo e determinação, criando um futuro onde a excelência e a criatividade sejam os pilares do sucesso.

Essa primeira coluna foi para você me conhecer e para trazer insights relevantes sobre inovação com base em experiências internacionais que transformaram meu jeito de pensar, gerir e de me posicionar frente ao mercado.

Na próxima coluna, vamos entrar em temas mais técnicos, porém práticos, sobre inovação no Arq&Decor.

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Se você acha que nosso mercado ainda é altamente tradicional, vem comigo que vou te mostrar o contrário.

Sobre Thiago Sodré

Publicitário, empreendedor em série, comunicador e fundador do Club&Casa Design, maior plataforma de relacionamento entre profissionais e lojistas do segmento Arq&Decor. Em 2019, foi escolhido pela Forbes como uma das personalidades Under 30, que reconhece empreendedores com menos de 30 anos que são destaques em diferentes segmentos do mercado. Entusiasta de novos negócios, sempre com foco em propósito, impacto e escala.

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