Google faz uma super homenagem aos 50 anos da missão Apollo 11
Em parceria com o Museu Nacional Smithsonian do Ar e do Espaço, a gigante da internet promove diferentes experiências virtuais sobre a missão
“Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade“. Foram estas as palavras ditas por Neil Armstrong há 50 anos, quando ele se consagrava o primeiro homem a pisar na Lua.
Com as tecnologias de hoje, talvez aterrisar na Lua já não seja visto com tanta surpresa. Mas, em 1969, significou um marco histórico. Reconhecendo a importância dele para a ciência e sociedade, a Google, que também possui um espírito curioso e explorador, decidiu fazer uma homenagem ao cinquentenário da missão Apollo 11.
Desde ontem (10), em parceria com o Museu Nacional Smithsonian do Ar e do Espaço, sediado em Washington (EUA), a Google tornou possível ver de perto o módulo que levou Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins a Lua.
Para viver a experiência, você precisa digitar “Apollo 11” em inglês na busca do site, a partir de um aparelho compatível com realidade aumentada. Feito isso, é possível enxergar o módulo em 3D, aproximar a imagem e conferir diversos ângulos.
Com o recurso, o usuário pode comparar, de forma mais precisa, o módulo aos objetos reais ao seu redor. A Google promete, ainda, acrescentar a possibilidade de fazer esta visita usando o traje espacial de Armstrong, para conhecer a roupa dos astronautas que caminharam na superfície lunar.
Também é possível explorar 20 novas histórias visuais relacionadas a Apollo 11, que incluem relatos do Smithsonian sobre a missão, a espaçonave e as pessoas que tornaram isso possível, mas que não ganharam muito destaque na história.
No Google Arts & Culture, por sua vez, o usuário encontra 40 itens sobre a missão, como as reflexões do jornalista Walter Cronkite sobre os primeiros passos na Lua, instruções sobre como vestir um traje espacial e como embalar lanches especiais para a viagem.
Para completar a super homenagem à missão, o Google Earth vai oferecer novas experiências educativas, incluindo tours e testes. O objetivo é proporcionar uma exploração visual mais aprofundada da missão lunar, da NASA e do universo da exploração espacial.
E uma última dica é: acesse o Google.com no dia 20 de julho, data exata do aniversário da missão, pois eles prometem mais uma surpresa. O meu palpite pessoal é um doodle lindo na página inicial do buscador. E o seu?