Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Confeiteira cria sobremesas inspiradas em arquitetos famosos

A russa Marie Troitskaia, que também é arquiteta, uniu suas duas paixões para criar bolos em forma de obras conhecidas mundo afora

Por Kym Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 jul 2020, 15h44 •
  • Da simples geometria de Le Corbusier ao uso característico de concreto de Tadao Ando, Marie Troitskaia criou uma série de bolos de dar água na boca, inspirados em renomados arquitetos.

    arquiteta-cria-bolos-inspirados-arquitetos11
    Catedral de Notre Dame de Pão de Mel (divulgação/Designboom)

    As sobremesas reinterpretam não apenas os estilos famosos, mas também têm o gosto de seu país de origem. Por exemplo, a sobremesa Alvar Aalto se parece com seu icônico vaso e também tem gosto da Finlândia: mirtilos e creme de leite fresco. Já a sobremesa Tadao Ando carrega sabores japoneses: yuzu (limão japonês), gergelim preto e matcha (chá verde em pó ou moído).

    arquiteta-cria-bolos-inspirados-arquitetos7
    Bolo Frank Gehry (divulgação/Designboom)

    Marie Troitskaia, de 25 anos, nasceu em Moscou e é uma arquiteta com diplomas de sua cidade natal e Paris. Em 2012, ela resolveu mudar de carreira e começou a criar essas sobremesas arquitetônicas, que dão até dó de pensar em comer.

    Continua após a publicidade
    arquiteta-cria-bolos-inspirados-arquitetos9
    Bolo Alvar Aalto (divulgação/Designboom)

    Há alguns anos, Troitskaia criou seu bolo mais complicado – uma cópia exata e comestível do Centre Pompidou na escala de 1: 500. O bolo foi criado para uma apresentação em conjunto com uma escola de arquitetura parisiense.

    arquiteta-cria-bolos-inspirados-arquitetos13
    Bolo Centre Pompidou (divulgação/Designboom)
    Continua após a publicidade

    Os bolos marcam uma fusão das duas paixões de Maria Troitskaia: arquitetura e confeitaria. “Para mim, pastelaria é um objeto de arte. Antes de criar cada bolo, crio esboços, faço modelos no 3D max e desenho detalhes no archiCAD. Arquitetura e confeitaria são as duas partes principais da minha vida. Graças a essas duas profissões completamente diferentes, pude criar meu próprio estilo de sobremesas,” explica Troitskaia. Todas as sobremesas requintadas são criadas para uma patisserie arquitetônica, que a Troitskaia planeja abrir no futuro.

    arquiteta-cria-bolos-inspirados-arquitetos8
    Bolo Le Corbusier (divulgação/Designboom)
    Publicidade