Embora elas sejam inevitáveis na cozinha, nem todo mundo é adepto das grandes torneiras e misturadores no banheiro pequeno. Pode, também, não ser uma questão de preferência ou gosto, mas sim de necessidade quando falta espaço para encaixá-las na bancada ou na parede.
Torneiras e misturadores compactos estão em alta porque, além da melhor adaptação a diferentes cenários de projeto, entregam proporcionalmente mais resistência e durabilidade ocupando menos espaço.
“Outro ponto a se considerar em metais de bica baixa é a cuba. Se você está construindo, pode planejar melhor a relação entre metais e cubas, pois são complementares. No caso das pequenas torneiras e misturadores, elas se encaixam melhor em cubas de embutir”, explica Sergio Fagundes, gerente industrial da Fani Metais e Acessórios.
É sempre mais difícil numa reforma porque a cuba já existe e ela pode ser de um modelo que não favorece a aplicação de outros metais que já existem. Além disso, quase sempre não é vantajoso trocá-la, dada a necessidade de recortar novamente a bancada sob o risco de quebra.
Vale também conferir as opções de pequenos modelos disponíveis para parede, o que ajuda economizar ainda mais espaço de bancada – o que é valioso em ambientes bastante apertados como costumam ser os lavabos, por exemplo.
“Gosto também de valorizar soluções de design como, por exemplo, o arejador totalmente embutido nesses metais, reforçando o conceito de compacto que reúne múltiplas funcionalidades”, completa Fagundes.