Qual sofá combina melhor com a sua sala?
Os arquitetos Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto dão dicas de como escolher o modelo ideal para um ambiente ter funcionalidade, conforto e estilo.
Difícil imaginar uma casa sem um sofá. Em inúmeras ocasiões, o móvel nos recebe ao chegar em casa, oferece descanso entre uma atividade e outra, acolhe nos momentos de lazer e se torna essencial ao receber pessoas queridas.
Além dessas funções, os arquitetos Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto, à frente do escritório Meneghisso & Pasquotto Arquitetura, destacam que cada residência pede um modelo específico, capaz de dialogar com o projeto de interiores, o estilo dos moradores e o uso do espaço.
“Um modelo pode ser perfeito para receber visitas em um living, mas talvez não atenda ao mesmo propósito em uma sala íntima. Essa atenção ao detalhe é o que garante ao sofá o desempenho integral do seu papel e enriquece a atmosfera de cada espaço”, ressaltam.
Por dentro dos modelos atuais
A escolha do tipo de sofá influencia diretamente na forma como a sala será aproveitada.
Segundo Mariana, o sofá-ilha tem ganhado destaque em projetos que valorizam a integração dos ambientes: “Conforme o layout planejado, a mesma estrutura, com seus dois lados, pode servir tanto para a sala de estar, como para a varanda”, recomenda.
Com linhas curvas e contornos fluidos, os sofás orgânicos imprimem leveza e movimento ao décor, quebrando a rigidez dos espaços e adicionando um toque de suavidade.
Querido no design de interiores, o sofá com pés aparentes confere leveza visual ao ambiente. Além de sofisticado, facilita a limpeza e, segundo Mariana, é ideal para livings, salas de estar e varandas que valorizam a sensação de amplitude.
Versátil e acolhedor, o sofá em “L” é indicado para compor cantos de sala ou delimitar áreas dentro de ambientes integrados. “Ele convida ao convívio, acomoda várias pessoas e pode ser complementado com uma chaise em uma das extremidades”, destaca Alexandre Pasquotto.
Clássico e atemporal, o sofá reto se adapta a diferentes estilos de decoração e é um coringa na composição com poltronas, pufes e mesas de apoio.
Inspirados nas poltronas de cinema, o sofá poltrona oferece assentos individuais, com braços delimitados e, muitas vezes, porta-copos ou mecanismos de reclino. São perfeitos para quem gosta de transformar a sala de TV em uma verdadeira experiência de entretenimento.
Muito valorizado em salas de TV, o sofá retrátil conquista pela praticidade: os assentos extensíveis permitem diferentes posições de uso, do sentar formal ao relaxar deitado.





