Maarten de Ceulaer: seu estúdio em Bruxelas e sua nova criação

Maarten de Ceulaer ocupa o quarto andar de uma antiga fábrica de cervejas. Ele mostra, aqui, seu espaço de criação e as peças da Grid Series

Por Por Márcia Carini
Atualizado em 16 fev 2024, 15h51 - Publicado em 19 dez 2014, 21h54
maarten de ceulaer
 (/)
Continua após publicidade

Assim que soube que cobriria a Bienal Internacional de Design de Interiores de Kortrijk, na Bélgica, escrevi para o Maarten de Ceulaer. Nós havíamos nos conhecido no Brasil, na Design Weekend 2012, e havíamos nos esbarramos – sem combinar – no metrô de Milão (durante o Salão do Móvel 2014). Minha intenção, claro, era conhecer o estúdio de Maarten. Ele me contou, por email, que estava super ocupado com as novas peças que levaria para a Semana de Design de Miami, mas que conseguiria me atender. Foi, então, em um sábado, no meu último dia em Bruxelas, que eu consegui fazer a visita. Era um sábado chuvoso – daqueles bons de ficar em casa assistindo Tintim ou lendo as tirinhas de Le Chat (Philippe Geluck). Mas Marteen de Ceulaer estava mesmo trabalhando na Grid Series, que você conhece no vídeo. A Grid Series são peças de madeira maciça talhada de forma quadriculada. Os inúmeros sulcos geométricos deixam a madeira flexível e o designer, então, inventa formas onduladas para ela. E aproveita os sulcos para instalar lâmpadas de LED. Depois, ele fixa tudo com uma resina e…voilà!…a prancha iluminada é uma escultura irresistível. 

Maarten, que tem 31 anos, se tornou um dos mais reconhecidos artistas e designers da Bélgica pelo prazer que tem em desenvolver peças inusitadas, com técnicas nunca antes utilizadas. Além da parceria com a galeria Victor Hunt, para quem desenvolveu a Grid Series, ele também é assíduo em Milão. Há dois anos, ele divide o quarto andar da antiga cervejaria da marca Belle Vue com outros criativos – fotógrafos, artistas, vídeo-artistas… É o Studio with a View (Estúdio com uma Vista). E foi nesse espaço que ele me recebeu. Como o dia estava chuvoso, a vista – grande atrativo do local – não era das melhores. Mesmo assim, ele fez questão de me levar até a cobertura e… um alarme estrondoso começou a tocar, fazendo com que Mustafá, o zelador, nos desse uma imensa bronca. Não vi a vista 360 graus, mas conheci um espaço cheio de…vida. 

Studio with a view = Estúdio com uma vista

Studio with a “vie” = Estúdio com uma vida

Continua após a publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade