Inspirações para usar tons terrosos e a Mocha Mousse nos móveis

Os tons terrosos estão em alta na decoração. Eles foram protagonistas na CASACOR e também apareceram na Cor do Ano da Pantone:

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 fev 2025, 13h00
Decoração de living faz referência à arte e cultura da Bahia. Projeto de Milcent Arquitetura para a CASACOR Bahia 2024. Na foto, sala de estar, móveis em formato orgânico, estante de nichos.
Projeto de Milcent Arquitetura para a CASACOR Bahia 2024.  (Tarso Figueira/Divulgação)
Continua após publicidade

A cada ano, novas tendências surgem para renovar o design de interiores, trazendo sofisticação e personalidade aos ambientes. Entre tantas possibilidades, os tons terrosos seguem como uma escolha certeira para quem busca sofisticação e aconchego.

Do mobiliário aos detalhes decorativos, essas cores imprimem uma sensação de conforto e requinte, tornando qualquer espaço mais convidativo e equilibrado. Para 2025, a Pantone elegeu um tom que dialoga perfeitamente com essa proposta: Mocha Mousse, um marrom quente e sofisticado que reflete a conexão com a natureza e a estabilidade.

Reforma transforma quarto em suíte e cria cantos de relaxamento em apê de 57 m². Projeto de StudioDuas Arquitetura.
Projeto de StudioDuas Arquitetura. (Raiana Medina Foto/Divulgação)

Muito além da cor do ano, a tendência dos terrosos vem conquistando um espaço definitivo na decoração, sendo aplicada de maneira estratégica para valorizar a estética e a funcionalidade dos ambientes. “Apostar em tons terrosos na decoração é uma forma de trazer um toque de elegância atemporal ao espaço, sem abrir mão do aconchego. Eles são versáteis e combinam tanto com composições neutras quanto com contrastes mais ousados”, explica Soni Cassiano, sócia-diretora da Casa Officina.

Quais cores combinam com tons terrosos ou com a Mocha Mousse?

Loft contemporâneo traz marcenaria personalizada e terraço de 36 m². Projeto de Rafael Ramos para a CASACOR Rio 2024.
Projeto de Rafael Ramos para a CASACOR Rio 2024. (Produção visual: Studio Jefferson Stunnes/Fotos: MCA Estúdio/Divulgação)

Uma das grandes vantagens dessas tonalidades é sua flexibilidade na composição dos espaços. “Os tons terrosos combinam harmoniosamente com paletas neutras, como bege, off-white e cinza claro, para um ambiente mais clássico e atemporal. Já para quem busca um toque moderno e vibrante, contrastes com azul petróleo, verde musgo ou terracota criam um visual sofisticado e contemporâneo”, sugere Soni.

Marcenaria escura, teto inclinado e nichos caracterizam casa de 110 m². Projeto de Renato Mendonça para a CASACOR SP 2024. Na foto, sala com paredes vazadas, sofá e quadro.
Projeto de Renato Mendonça para a CASACOR SP 2024. (MCA Estúdio/Divulgação)
Continua após a publicidade

Para quem deseja manter a casa alinhada às tendências sem abrir mão da longevidade estética, apostar em móveis e detalhes em tons terrosos é um caminho certeiro. “O segredo está no equilíbrio e na escolha de peças que conversem entre si, garantindo um ambiente harmonioso e cheio de personalidade”, finaliza Soni Cassiano.

Como incorporar os tons terrosos nos móveis?

Casa de campo tem piscina semiolímpica e oito suítes elegantes. Projeto de Studio DWG. Na foto, quarto em tons terrosos.
Projeto de Studio DWG. (Favaro Jr Fotografia/Divulgação)

Segundo Soni, há diversas maneiras de trazer a sofisticação dos tons terrosos para dentro de casa. Algumas apostas certeiras incluem:

Móveis de madeira escura

Hall de entrada: 8 ideias inspiradoras com cores, chapeleiras e marcenaria. Projeto de Natalia Salla. Na foto, hall, painel de madeira escura, aparador aéreo, quadro.
Projeto de Natalia Salla. (Gisele Rampazzo/Divulgação)

Aparadores, mesas de jantar e cabeceiras em tonalidades amadeiradas profundas criam uma base imponente e elegante.

Continua após a publicidade
Mix de móveis e obras de arte trazem toque vintage a este apê. Projeto de Rodolfo Consoli.
Projeto de Rodolfo Consoli. (Luiza Schreier/Divulgação)

Sofás e poltronas em tecidos naturais

Painel ripado em sala de estar
Projeto Doob Arquitetura. (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Materiais como linho e veludo ressaltam a profundidade da cor, agregando textura e conforto ao ambiente.

Apê charmoso de 75 m² ganha janela entre sala e cozinha. Projeto de Paula Neder.
Projeto de Paula Neder. (MCA Estúdio/Divulgação)

Para quem deseja um sofá mais marcante, o marrom ou o couro amarelado/mostarda também é uma opção!

Continua após a publicidade
Casa traz paleta em tons terrosos, materiais e plantas inspiradas no cerrado mineiro. Projeto de Natália Lemos para a CASACOR Rio 2024. Na foto, sofá mostarda.
Projeto de Natália Lemos para a CASACOR Rio 2024. (Produção visual: Andrea Brito Velho/Fotos: MCA Estúdio/Divulgação)

Armários e estantes planejadas

View this post on Instagram

A post shared by OFFICINA (@officinamoveis)

Incorporar esses tons na marcenaria personalizada adiciona refinamento e calor aos espaços.

Reforma em apartamento cria ambientes clean e delicados e cozinha azul. Projeto de Nildo José. Na foto, cantinho de leitura, poltrona mole com pufe, luminária de piso.
Projeto de Nildo José. (Denilson Machado/Divulgação)

Peças de destaque

Casa traz paleta em tons terrosos, materiais e plantas inspiradas no cerrado mineiro. Projeto de Natália Lemos para a CASACOR Rio 2024. Na foto, varanda, sofá em formato orgânico.
Projeto de Natália Lemos para a CASACOR Rio 2024. (Produção visual: Andrea Brito Velho/Fotos: MCA Estúdio/Divulgação)
Continua após a publicidade

Uma mesa de centro, uma poltrona ou uma estante ganham protagonismo quando explorados em tons terrosos, criando pontos de sofisticação na decoração.

Publicidade