3 formas elegantes e práticas de utilizar o aparador na decoração
Arquitetas explicam como utilizar o aparador para organizar e embelezar salas de estar e halls de entrada.
Chegar em casa e ter onde descansar as chaves, apoiar o celular ou simplesmente exibir aquele objeto decorativo é um pequeno ritual diário. Em salas de estar, livings amplos ou halls de entrada compactos, o aparador cumpre essa função e, de quebra, traz um toque de personalidade.
No escritório Paiva e Passarini Arquitetura, comandado pelas arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, a peça aparece como solução funcional e estética em diversos projetos. “O aparador nos permite resolver pequenas demandas do dia a dia sem comprometer a orientação do espaço”, comentam.
Para que serve um aparador?
O aparador é uma peça estreita, geralmente mais leve e menos robusto que um bufê ou que uma cômoda. Via de regra, não tem a obrigação de comportar grandes volumes, pois seu papel é oferecer praticidade e complementar a proposta visual do projeto. Por isso, se adapta bem a áreas de circulação, entradas, corredores e cantos antes pouco aproveitados, inclusive sendo utilizado como suporte para decoração ou para preencher áreas vazias.
Confira como as arquitetas integram o aparador nos projetos de interiores:
1. No hall de entrada
O aparador é muito bem-vindo no hall de entrada, justamente pela função de receber e acomodar pequenos objetos. De acordo com as profissionais, ele pode ser acompanhado por outros itens como espelho ou uma vistosa obra de arte.
Logo na entrada desta residência, as arquitetas Vanessa e Claudia elegeram um clássico modelo preto, acompanhado por um espelho com detalhes dourados. A composição revela uma elegância sofisticada com os objetos decorativos que escolheram para dispor em sua superfície.
Neste outro projeto, o aparador dá as boas-vindas após a abertura da suntuosa porta de entrada. O protagonismo é compartilhado com a obra de arte emoldurada dentro da boiserie que ornamenta a parede.
2. Nas costas do sofá
O espaço vazio atrás do sofá também é uma oportunidade para integrar o aparador, já que sua presença é suficiente para proteger suas costas e evitar a sensação de que falta algo.
Na execução desta sala de estar integrada com o jantar, o aparador de formas orgânicas tanto preserva a parte detrás do sofá, como oferece apoio em ocasiões oportunas.
Embora o sofá desta sala esteja parcialmente alinhado com a parede, no vão que sobrou entre a janela o aparador eleito pelas profissionais completou o espaço com a decoração selecionada por elas.
3. Versátil na sala de estar
Na sala de estar, o aparador se torna um suporte para os momentos de convivência, especialmente quando os moradores recepcionam convidados. Além de bebidas, ele também é eficaz para as bandejas de petiscos que acompanharão a degustação das bebidas.
Nesta sala de estar assinada pelas arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, o aparador tornou-se o cantinho do bar dos moradores.





