A farm sink é um elemento que vem ganhando espaço nos projetos de interiores. Trata-se de uma pia mais robusta, cujo volume extrapola o limite da bancada/marcenaria. “Diferentemente das pias convencionais, esse modelo é mais profundo e amplo, proporcionando um espaço generoso para a lavagem de louças e itens de cozinha. É uma profundidade excelente para lavar panelas grandes e assadeiras, por exemplo”, explica a arquiteta Pati Cillo.
Ela confere um ar provençal e romântico para a decoração, com um toquezinho retrô, porém, é possível incluí-la em qualquer estilo. “Embora ela tenha um estilo mais vintage, é fácil combinar com estilos clássicos, contemporâneos e até industriais. O céu é o limite”, comenta Pati.
Com relação a instalação, arquiteta Andrea Teixeira, reforça a necessidade de verificar a estrutura da bancada da cozinha. “As pias desse estilo são pias de semiencaixe. Elas são colocadas nas bancadas pela frente, então o tampo precisa ser sob medida, planejado junto com os armários, com a cuba, analisando o tampo e qual a pedra que vai receber”, esclarece a profissional.
“A dica é planejar a colocação e escolher qual o estilo da cozinha. Nada impede da farm sink ser colocada em uma cozinha mais moderna, assim como fica bonita numa cozinha mais clássica, mais romântica. Sendo bem planejado, escolhendo bem o estilo de cozinha, ela vira uma pia de destaque”, finaliza Andrea.
Farm sink em cozinha minimalista
Um exemplo de uso da farm sink em uma cozinha minimalista é o projeto de Natália Lemos.
Farm sink junto de brises e subway tiles
A farm sink é o ponto focal desta cozinha, projeto de Manoela Fleck. As linhas claras e retas conferem delicadeza ao ambiente.
Farm sink em cozinha provençal
Com armários em estilo provençal, Beatriz Quinelato completou o clima de fazenda com a farm sink e o piso com revestimento que se remete a pedras.
Farm sink em inox
O escritório Inovando Arquitetura apostou neste modelo de farm sink em inox, criando uma atmosfera rústico/industrial.
Farm sink em cozinha contemporânea
O modelo robusto foi escolhido por Ana Rozenblit para esta cozinha moderna com marcenaria azul.