O universo de moradores é enorme e diverso: solteiros, jovens, com família grande, crianças pequenas ou idosos. Os projetos se adaptam a essas condições e, nesse sentido, o banheiro não pode ficar de fora. Para deixar o ambiente mais confortável e funcional, é preciso encontrar soluções pensadas para cada tipo de necessidade.
Falando especificamente do box de banho, o técnico da Ideia Glass, Érico Miguel, indica os modelos mais apropriados para diferentes estruturas familiares. Confira:
Mais segurança no banho com crianças e idosos
Casas com crianças precisam de cômodos seguros e funcionais para a circulação dos pequenos. Com o banheiro não é diferente! A hora do banho, principalmente se os pais ainda precisam auxiliar os filhos na atividade, pede um box que facilite a tarefa e dê mais segurança a todos.
“Normalmente os pais precisam fazer ‘malabarismo’ para conseguir higienizar a criança e o banheiro acaba todo molhado. Por isso, lançamos recentemente um modelo de ferragem que permite a abertura em 180° apenas da parte superior. Além de evitar que a água saia da área de banho, deixa o momento mais seguro, evitando escorregões”, comenta Érico. Estas opções ajudam também se houver necessidade do uso de cadeira de rodas no espaço.
Para idosos, de acordo com Érico, “um box de banho que otimiza o espaço do banheiro e que não possui ferragens inferiores é o ideal. Além de facilitar a locomoção, permite a entrada de cadeiras de rodas de maneira fácil e rápida”.
O profissional ressalta também a importância de ter certa cautela ao utilizar o box de banho, principalmente com crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. “É necessário não forçar o vidro, bater ou pendurar objetos. Também não é recomendado deixar as crianças muito próximas a ele e nem deixá-las na área de banho sem um adulto supervisionando”.
Banho com estilo
Os lofts, com cômodos compactos, são cada vez mais tendência entre os solteiros. Por isso, os banheiros pedem soluções funcionais para um banho confortável, além de um décor atraente. “Para esse perfil de morador, o box de banho ideal é o modelo com porta flexível, que otimiza o espaço, unindo modernidade com funcionalidade”, sugere o técnico.
Banheiro compartilhado
Se a família é grande e os cômodos também, o box de banho precisa ser proporcional. Neste caso, vale apostar em um modelo que ofereça conforto, funcionalidade e beleza. “Se o banheiro é grande, o ideal é contar com um box de banho que aproveite todo o espaço disponível para a área de banho. Além de visualmente mais bonito, é uma forma de armazenar os itens de banho de toda família em um único espaço”, conta o profissional.
Se esse é o seu caso, aposte em vidros não transparentes. “É muito comum que o cliente se apaixone por um determinado modelo de box e não leve em consideração a funcionalidade da peça. Em uma casa com um único banheiro, por exemplo, não é indicado o uso de vidro transparente. Se um morador precisar pegar algo no ambiente, enquanto outro toma banho, como faz?”, questiona o técnico da Ideia Glass.
O profissional também alerta sobre a transparência em um cômodo utilizado por visitas. “Não é errado, porém a área de banho precisará estar sempre arrumada para manter o visual do local”, complementa. Nestes casos, pote por vidros jateados.
Érico atenta ainda para alguns erros comuns na hora de escolher a peça:
1. Não medir corretamente
“Exija que a vidraçaria disponibilize um profissional para fazer a medição do espaço onde o box será instalado”, ressalva.
De acordo com o profissional, quando o cliente tira as medidas é comum que aconteçam erros e o produto final não fique de acordo com o espaço. “Qualquer centímetro a mais ou a menos irá interferir na hora da instalação. Só um técnico é capaz de tirar as medições corretas e identificar se o box escolhido pelo cliente é adequado ao espaço que ele tem”, comenta.
Outro ponto que Érico destaca é que o modelo do box precisa estar de acordo com o tamanho do ambiente e, muitas vezes, o técnico consegue sugerir opções que os clientes desconhecem. “O mercado possui muitos modelos de box de banho, mas nem sempre o cliente possui ciência. Não é porque o ambiente é pequeno, que não seja possível optar por um box que una beleza e funcionalidade, por exemplo. Por isso a importância do trabalho em conjunto entre cliente e profissional”.
2. Não tratar segurança como prioridade
“O barato, sai caro”, relembra o ditado. Érico ressalta que é fundamental seguir a regulamentação da ABNT NBR 14207/2009 quando o assunto é o vidro do box de banho: ter um vidro temperado e com uma espessura de 8 milímetros, que em caso de quebra, impedirá que o material se estilhace em pedaços pontiagudos, evitando ferimentos sérios. “Não é raro ver acidentes com box de banho, por isso, é de extrema importância que o cliente exija do fornecedor um material dentro das normas de segurança”.
Ainda segundo o profissional, o indicado é colocar uma película protetora no vidro, que possui um funcionamento similar às películas de celulares. “Se o vidro quebrar, os pedaços ficarão grudados em sua superfície, oferecendo maior segurança”, explica.
3. Pendurar toalhas nas ferragens
Se o modelo for escolhido corretamente, mas não houver um uso adequado da peça, o produto pode se deteriorar rapidamente. Um erro muito comum é pendurar as toalhas de banho em cima das ferragens do box.
“Não é raro toalhas e tapetes enroscarem nas ferragens, principalmente se as roldanas forem aparentes, e o ato de puxá-los para desenroscar, pode entortar, aos poucos, as ferragens, ou tirá-las do trilho”, explica Érico.
Se o banheiro é pequeno, vale apostar em cestas que podem ficar no chão, compondo a decoração do local, para armazenar a roupa de banho seca e, após o uso, usar a lavanderia para secá-la. Em casos de banheiros maiores, é possível utilizar ganchos dentro da área de banho para pendurar a toalha.