Designer russa cria luminária inspirada na anatomia do olho
Maria Kukushkina se inspirou na forma como a íris e a pupila reagem à luz para criar uma luminária com nuances para qualquer ocasião
A luminária Iris, criada pela russa Maria Kukushkina, é uma verdadeira aula sobre luz e visão. Inspirado na íris, o plástico amarelo no centro da lâmpada funciona como um diafragma e pode ser ajustado, aumentando ou diminuindo a abertura circular em seu centro – que representa a pupila.
Assim, é possível controlar a quantidade de luz ambiente de uma forma completamente interativa e lúdica, que simula como nossos próprios olhos reagem à iluminação.
A intenção de Kukushkina era criar um produto que correspondesse a varias situações e humores na vida do usuário. O diafragma completamente fechado deixa escapar uma luz suave, ideal para momentos relaxantes e mais íntimos. Outro detalhe que colabora para o conforto é cor dessa película retrátil: o amarelo cobre a lâmpada aos poucos e esquenta a luz conforme ela é diminuída. Já quanto maior a abertura, mais iluminado o ambiente e, portanto, mais voltado para momentos de foco e concentração.