Como fazer um móbile geométrico decorado com flores
Aprenda o passo-a-passo e decore sua casa com essas joias para a parede!
Ornamentos do tipo himmeli – tradicionais no décor natalino finlandês – estão em alta. Com vários tutoriais por toda a internet, o conceito foi adaptado e tem aparecido de várias formas nas casas de blogueiras internacionais. Os arranjos de mesa e móbiles, ambos feitos de cobre, são os mais populares.
Este passo-a-passo do Brit+Co conta com dois tipos de móbiles inspirados em himmeli e decorados com flores. Delicados e minimalistas, eles são quase joias para sua casa. Siga nossa tradução e adicione esse acessório escandinavo às suas paredes!
Você vai precisar de:
- Tubinhos de latão e cobre
- Linha de pesca
- Contas de madeira
- Fios de latão e cobre
- Corda
- Flores frescas – ou falsas
- Tesouras
- Alicates
Pirâmide
O primeiro formato a ser feito é a pirâmide. Perfeita para iniciantes, ela é um pouco trabalhosa, mas depois de dominá-la todos os modelos mais complexos ficam bem mais fáceis de fazer.
1. Usaremos primeiro os tubos de latão ou cobre – a escolha do material depende da sua preferência. Cortaremos oito pedaços de tudo, usando o alicate. Quatro deles devem ter por volta de 30 cm. Os outros quatro, 18 cm. Você pode ajustar os tamanhos à vontade, dependendo do quão grande ou pequeno você quer seu móbile.
2. Repare que depois de cortá-los, as pontas do tubo ficam achatadas. Para passar o fio, você precisará reabri-las. Faça isso apertando as pontas com cuidado usando o alicate.
3. Agora a montagem: comece passando o fio de cobre por um dos tubos maiores. Em seguida, passe por um dos tubos curtos e depois por outra peça de 30 cm. Você terá o primeiro triângulo da pirâmide! Coloque mais duas peças: um tubo longo e outro curto.
4. Posicione-os mais ou menos como na foto, para facilitar a construção.
5. Esses tubos formarão a primeira parte da estrutura. Conecte as pontas mais próximas das duas peças menores. Corte o restante do fio, deixando aproximadamente 5 cm de sobra, para amarrar e segurar as peças. Repita o mesmo processo com as pontas dos tubos longos.
6. Pegue os tubos curtos restantes, junte-os e amarre-os com a estrutura pronta para formar a base quadrada da pirâmide.
7. O próximo passo é adicionar o tubo de 30 cm remanescente. Passe o fio e conecte-o ao resto da estrutura. A pirâmide está pronta!
8. Para pendurá-la, passe a corda pela ponta da pirâmide e amarre-a com um nó. Adicione as contas de madeira, um contraste natural ao material metálico.
9. Escolha suas flores preferidas, coordenando o arranjo com o tamanho de seu móbile. Para decoração da casa, flores falsas são uma boa pedida. Para eventos, vale a pena investir em pequenos arranjos reais! Posicione-as na estrutura da pirâmide e prenda-as com o fio de cobre, de maneira delicada.
Triângulo duplo
Essa versão de móbile traz movimento ao acessório, tornando-a ainda mais impressionante. Três desses pendurados em sequência criam um decór de impacto!
1. Para o triângulo duplo, você precisará de três peças longas de mesmo tamanho e três peças que tenham a metade dos centímetros das outras. Nas fotos do tutorial, elas têm 30 e 15 centímetros, respectivamente.
2. Passe o fio pelos três tubos maiores, arranjando-os no formato de triângulo. Puxe bem as duas pontas do fio para que as peças fiquem presas e amarre-o bem.
3. Repita esses paços com os tubos curtos para fazer o triângulo interno. Amarre-o ao triângulo grande usando um pedaço de linha de pesca – não faça isso com o fio de cobre. A linha de pesca é ideal por causa da transparência e para dar movimento ao móbile.
4. Prenda os arranjos com o fio de cobre da forma que você quiser.
5. Passe a corda e prenda-a ao triângulo externo com um nó. Adicione as contas de madeira como feito no passo-a-passo da pirâmide. Está pronto: mais um móbile para compor a decoração de sua casa.
A partir desses dois modelos, é possível misturar estruturas e ousar na criação de móbiles diferenciados. Experimente!