As obras de arte têm o poder de transformar completamente os ambientes, agregando muito mais personalidade e vida. No entanto, para que tudo saia perfeito, além de escolher corretamente o tipo de quadro e saber como pendurá-lo, é fundamental definir a moldura ideal. Para ajudar nessa missão, a Urban Arts selecionou algumas dicas valiosas, confira:
Como escolher a cor da moldura?
Preste atenção no tom da arte, borda e parede. Se a obra tiver o fundo branco e a parede também, o ideal é uma moldura preta para destacar mais.
Porém, se não tiver nada em preto, os modelos com acabamento em madeira são ótimas apostas. O tom da madeira natural é uma excelente opção para ambientes com uma paleta em tons de bege ou terrosos.
Caso queira investir em uma atmosfera mais sóbria para o espaço, selecione uma tonalidade escura para a madeira. A moldura branca, no entanto, também destaca, mas vai melhor em ambientes mais escuros ou descolados.
Moldura para tela em canvas
Normalmente utilizado para pinturas com tinta óleo ou acrílica, o material que leva a impressão em canvas é feito de um leve tecido de algodão. Para esse tipo de acabamento, a dica é explorar o uso de canaletas, que deixam apenas uma pequena espessura visível. Além disso, esse tipo de tela não necessita de vidro para proteção.
Tipos comuns de molduras
Papel fotográfico
O uso de papel fotográfico demanda a utilização de vidros para proteger a impressão e, em locais com alta incidência de luz, a dica é optar por vidros com antirreflexo.
Moldura Filete
A arte é aplicada em uma chapa de MDF, sem cobertura de vidro ou acrílico, e vem montado em uma moldura de madeira bem discreta e fina.