Um lar bonito, organizado e funcional é o sonho de todos, não é mesmo?! Quando este resultado é alcançado por meio de soluções simples, tudo fica ainda melhor. Pensando nisso, muitas famílias buscam novas maneiras de organizar suas casas aliando a funcionalidade, beleza e fugindo daquela velha estratégia de encaixotar ou etiquetar tudo.
Fundamental para ajudar na organização, cabideiros, ganchos de parede e mancebos têm se tornado cada vez mais frequentes nos projetos de decoração de interiores.
“Quando pensamos em soluções para deixar tudo em ordem na casa, precisamos ter em mente a facilidade para a utilização. De nada adiantaria organizar objetos em caixas ou gavetas e o acesso se tornar difícil para os moradores. Eu aprecio muito o efeito dos penduradores e sempre recorro a eles como um meio de oferecer tudo sempre à mão de maneira bonita e prática”, explica a arquiteta Carina Dal Fabbro, à frente do escritório que leva seu nome.
Leves, compactos e com uma grande variedade de tamanhos, cores e estilos, os cabideiros e mancebos podem marcar presença em vários cômodos da casa. “Costumamos contar com esses elementos em halls de entrada, quartos, closets, banheiros e até mesmo na sala. Versáteis, resolvem bem a disposição de bolsas, casacos, chaves e até toalhas”, discorre a especialista.
Como escolher a peça ideal?
Em primeiro lugar, faça uma busca rápida, na internet, por cabideiros, ganchos e mancebos e observe a variedade de modelos oferecidos pelas lojas. A partir disso, é hora de decidir qual mais tipo de móvel se adequa melhor a sua necessidade. Observe as características com atenção.
“Antes de fazer a compra, tenha em mente para qual finalidade os objetos serão aplicados. Se a ideia for dispor casacos e bolsas no hall de entrada, o cabideiro deverá ser mais resistente. Agora, se a finalidade for acomodar objetos leves e pequenos, penduradores de plástico costumam servir bem”, orienta Carina.
Com isso em mente, é hora de pensar no local em que ela ocupará na casa. “Existem cabideiros na horizontal, vertical, fixos na parede ou apoiados no chão. Ganchos avulsos também nos permitem criar diversas composições. Entretanto, tudo vai depender da necessidade do lar e do espaço que temos disponível”, continua a arquiteta.
Atenção ao material escolhido!
Peças em madeira ou metal são mais resistentes e suportam pesos maiores. Já os cabideiros de plástico ou sustentados por ventosas e adesivos suportam objetos mais leves e costumam ser mais indicados para banheiros e cozinhas por acomodarem melhor toalhas, panos de prato e aventais.
Mancebos são recomendados para roupas e acessórios, uma vez que permitem uma melhor acomodação das peças. Bijuterias, chaves, lenços e chapéus ficam melhores alocados em cabideiros presos à parede.
Veja também
- Nichos e prateleiras levam praticidade e beleza para todos os ambientes
- O que é mudroom e porque você deve ter um
Como combinar com a decoração
Cabideiros, penduradores e mancebos também possuem função estética no ambiente. Assim, leve em consideração o estilo da decoração na hora da escolha: em ambientes rústicos, itens de madeira harmonizam perfeitamente ao estilo, enquanto para espaços modernos e minimalistas, penduradores de metal são mais apropriados.
Além de auxiliar a disposição da casa, eles podem decorar a maioria dos ambientes com alegria e estilo. As peças são também itens importantes para moradores que almejam mais espaço de armazenamento, visto que ocupam um lugar mínimo nas paredes ou no chão dos cômodos.
“Desde os mais simples aos personalizados e com design moderno, os cabideiros e mancebos se tornam um diferencial na decoração. Outra opção possível é o DIY. Com materiais que com certeza o morador tem em casa, tutoriais no YouTube contribuem com a missão de elaborar um exemplar exclusivo e com muita personalidade”, finaliza Carina.