Balanço na decoração: inspirações na sala, varanda, quarto e quintal

Versáteis e cheios de personalidade, descubra como incorporar os balanços em casa e tenha ambientes mais lúdicos!

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 mar 2025, 19h00
Varanda; varanda fechada; varanda integrada; sofá; mesinha lateral; madeira; mesa de madeira; luminária; teto de madeira; balanço; tapete
Projeto de Si Saccab Arquitetura. (Fotos: Evelyn Muller/Casa.com.br)
Continua após publicidade

Quem não se lembra com carinho dos momentos de pura diversão em um balanço? Trazendo um ar nostálgico e divertido, o balanço na decoração transcende a mera função lúdica e se consagra como um elemento capaz de transformar os ambientes, conferindo um toque de personalidade e aconchego.

Seja na sala de estar, na varanda, no quarto ou até mesmo no home office, o balanço se integra com naturalidade aos mais diversos estilos decorativos, proporcionando um toque de descontração e originalidade. As opções são vastas, desde modelos clássicos de madeira a peças modernas com designs inovadores. Confira algumas ideias abaixo:

Balanço na sala de estar

Bancada de lâmina sintetizada integra cozinha e área gourmet neste apartamento. Projeto de BMA Studio. Na foto, sala de estar, painel de madeira, tapete azul, balanço.
(Guilherme Pucci/Divulgação)

Na sala de estar, o balanço pode substituir uma poltrona tradicional, criando um recanto convidativo para relaxar enquanto se lê um bom livro ou se conversa com amigos. Além de proporcionar conforto, o balanço contribui para delimitar os espaços de forma fluida e elegante, sem comprometer a circulação.

Sala de estar com sofá verde; balanço de macramê; luminária de piso.
Projeto de Maia Romeiro Arquitetura. (Lilia Mendel/Casa.com.br)

Para um visual harmonioso, a dica é escolher um modelo que converse com o estilo da decoração. Balanços em fibras naturais como o rattan, por exemplo, combinam perfeitamente com ambientes que seguem uma estética tropical ou boho. Já em decorações modernas, balanços com estruturas metálicas e design minimalista são a aposta certeira.

Continua após a publicidade
Sala de estar com estante de marcenaria branca e balanço suspenso.
Projeto de Manuela Santos e Paula Scholte. (André Nazareth/Casa.com.br)

Varanda com balanço: um refúgio para momentos de paz

Cobertura tem sauna com paredes de vidro e área gourmet com balanços. Projeto de Vivian Reimers. Na foto, sala de estar integrada, dois balanços suspensos.
Projeto de Vivian Reimers. (Luiza Schreier/Casa.com.br)

A varanda, por sua vez, se transforma em um verdadeiro refúgio com a presença de um balanço. Seja para desfrutar da vista, apreciar a natureza ou simplesmente relaxar ao ar livre, o balanço convida a momentos de paz e tranquilidade.

Apartamento pensado para receber com conforto tem toques de azul e mostarda. Projeto de Tetriz Arquitetura. Na foto, varanda, balanço suspenso, plantas.
Projeto de Tetriz Arquitetura. (Renato Navarro/Divulgação)

Balanços suspensos em madeira maciça, com almofadas confortáveis e macias, criam uma atmosfera acolhedora e convidativa. Uma boa opção é optar por modelos com capacidade para duas pessoas, tornando o espaço propício para momentos de convívio.

Continua após a publicidade
Varanda com piso colorido azul, balanço de macramê preto, cadeiras azuis, plantas e horta suspensa.
Projeto de Studio Monfré. (Monica Assan/Casa.com.br)

Quintal com balanço: diversão garantida para todas as idades

Casa de 900 m² tem jardim com jabuticabeira no living. Projeto de Patricia Penna Arquitetura & Design. Na foto, sala de estar com cadeira de balanço
Projeto de Patricia Penna Arquitetura & Design. (Leandro Moraes/Divulgação)

No quintal, o balanço é um clássico que nunca sai de moda. Dos tradicionais balanços de pneu, que evocam a infância, aos modelos mais sofisticados, com estruturas em madeira de demolição e design arrojado, o balanço no quintal é sinônimo de alegria para todas as idades.

Para quem busca um toque de originalidade, existem opções contemporâneas com designs arrojados, como essa do projeto de Camila Medrado.

Sintonia com natureza: casa de campo com lareira tem sofá e cozinhas roxos. Projeto de Camila Medrado. Na foto, jardim, pergolado, cadeira de balanço.
Projeto de Camila Medrado. (@estudiony18/Divulgação)
Continua após a publicidade

Balanço no quarto

Reforma em apartamento cria home office oculto na sala de estar. Projeto de Go Up Arquitetura.
Projeto de Go Up Arquitetura. (Robson Figueiredo/Divulgação)

No quarto, o balanço pode ser utilizado como um item decorativo que agrega personalidade e estilo, além de oferecer um lugar extra para sentar. Posicione o balanço próximo a janela e crie um cantinho aconchegante para leitura.

Apê de 300 m² tem sala íntima com TV e cozinha com armários amarelos. Projeto de PKB Arquitetura. Na foto, quarto de casal com parede de azulejos, cabeceira de madeira e balanço ao lado da cama.
Projeto de PKB Arquitetura. (Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Uma ideia criativa é usar o balanço como apoio lateral da cama, substituindo a tradicional mesa de cabeceira. Escolha um modelo que harmonize com a decoração do quarto e complemente com almofadas e mantas para um visual ainda mais acolhedor.

Quarto infantil de menina com penteadeira, parede com lambris e boiseries, cabeceira estofada e balanço.
Projeto de Roberta Deviaste. (Produção visual: Andrea Brito Velho/Fotos: Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

 

 

 

 

Publicidade