Varanda com jardim e pergolado é a extensão da ala social

Para tornar este terraço em um recanto convidativo não foi preciso nenhum recurso mirabolante, o segredo está na escolha dos materiais e acessórios:

Por Texto: Isis Gabriel | Reportagem Visual: Eliana Medina | Fotos: Luis Gomes
11 jan 2025, 19h00
 (Luis Gomes/Minha Casa)
Continua após publicidade

Um cantinho para ficar com a família, servir um café para as visitas e desfrutar da deliciosa companhia do verde. Era o que a moradora deste apartamento na capital paulista desejava para sua varanda fechada. Convocada para concretizar o sonho, a paisagista Paula Galbi conseguiu trazer o almejado aconchego para o espaço apostando em um combinação tão simples como certeira – o visual quente da madeira com charmosos objetos de decoração.

Varanda com jardim vira extensão da sala
(Luis Gomes/Minha Casa)

Mesmo se tratando de uma varanda fechada, a madeira eleita para o banco, o deck e demais itens foi o resistente cumaru, que ainda recebeu stain para preservar a cor original. Com sombra pela manhã e ótima insolação à tarde, o terraço ganhou um biombo que pode ser aberto em dias de sol escaldante para proteger as plantas de meia-sombra.

A pérgula, que oferece suporte para as trepadeiras, é indicada para ambientes com pé-direito de pelo menos 2,50 m. “Em áreas compactas, floreiras verticais e painéis de madeira com treliças são boas alternativas”, diz Paula.

Varanda com jardim vira extensão da sala
Flores de jasmim (Luis Gomes/Minha Casa)
Continua após a publicidade

A escolha da madeira como protagonista do projeto e a presença de muitas plantas definiram o marrom e o verde como base – esta ganhou a discreta e sempre harmoniosa companhia do tom cru presente no tapete e nos futons.

A fim de abrir a composição cromática, Paula introduziu almofadas e objetos em tonalidades rebaixadas de rosa, vermelho e azul, que trazem suavidade e luminosidade.

Varanda com jardim vira extensão da sala

Planta baixa

Planta – varanda com jardim vira extensão da sala
(Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)
Continua após a publicidade

O banco em L (1), integrado a um balcão (2) que apoia objetos, fica no canto oposto à pérgula (3) para favorecer a apreciação das plantas.

O trecho com pedriscos (4) é inclinado em direção ao ralo – tudo em prol da drenagem dos vasos.

Continua após a publicidade

Publicidade