Sonhando com a casa própria? 7 dicas para uma compra segura!

Confira algumas dicas para se prevenir de problemas na compra de um imóvel.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 jan 2025, 14h16 - Publicado em 28 jan 2025, 19h00
Sonhando com a casa própria? 7 dicas para uma compra segura!
 (Reprodução/Freepik)
Continua após publicidade

A empolgação por comprar um imóvel, seja ele um apartamento aconchegante ou uma casa, pode levar a decisões precipitadas. Para evitar surpresas desagradáveis após a mudança, é fundamental dedicar tempo à pesquisa e à análise de cada detalhe. É comum encontrar histórias de pessoas que enfrentaram problemas inesperados, como problemas elétricos, encanamento precário ou infestações, logo após se mudarem. Planejar a compra do seu imóvel com cuidado garante uma transação mais segura e tranquila.

Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas importantes que todo comprador deve considerar antes de fechar negócio:

1. Simule seu financiamento

Acesse os sites dos bancos e utilize as ferramentas de simulação de financiamento. Essa prática permite ter uma ideia mais clara dos valores, prazos e condições disponíveis, auxiliando na escolha do melhor financiamento para o seu perfil.

2. Organize seus documentos

Reúna os documentos necessários com antecedência, como carteira de identidade, CPF, comprovante de renda, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço recente e cópia da última declaração de imposto de renda. Ter a documentação em ordem agiliza o processo de aprovação do financiamento.

3. Comprove sua renda

Profissionais autônomos devem utilizar extratos bancários para comprovar renda, evidciando a importância de manter as finanças organizadas. Já para aqueles que possuem renda adicional além do emprego formal, comprovar essa renda extra pode aumentar o valor do financiamento.

Continua após a publicidade

4. Escolha agências menores

Para um atendimento mais ágil e personalizado, opte por agências bancárias menores ao solicitar a aprovação de crédito. O tempo de espera tende a ser menor nessas unidades.

5. Evite compras por impulso

Em eventos imobiliários, é comum a tentação de assinar um pré-contrato sem visitar o local do imóvel. Evite compras impulsivas! Visitar a região e o imóvel é crucial para garantir que a localização e as condições atendam às suas expectativas.

6. Utilize um mapa da cidade

Ao visitar imobiliárias, leve um mapa da cidade para identificar os bairros e as ruas dos imóveis oferecidos. Essa prática facilita a visualização da localização do imóvel em relação a pontos de interesse, como escolas, hospitais e comércio.

7. Contrato bem analisado

Antes de assinar o contrato de compra, leia com atenção todos os termos e condições, buscando o auxílio de um profissional especializado, se necessário. Certifique-se de que todas as informações estejam claras e em conformidade com o que foi acordado verbalmente.

Continua após a publicidade

 

Publicidade