Para quem gosta de juntar os amigos e aproveitar uma noite junto, acrescentar uma culinária diferente na mistura pode ser ainda mais vantajoso. Isso porque conhecer uma outra cultura ou país sem sair de casa não é tão difícil hoje em dia.
Jantares temáticos são ótimas oportunidades para testar uma nova culinária e criar uma imersão em outra realidade. Tudo isso com a ajuda de decoração, pratos típicos, bebidas, playlist e outras atividades.
Se aventure na cozinha e teste o seu paladar com uma experiência única que é super fácil de reproduzir em casa. Separamos algumas instruções para que você possa planejar um jantar de sucesso. Confira:
Escolha um tema
Saiba que um jantar temático não precisa seguir a linha de uma culinária estrangeira. Você também pode fazer um evento estilo piquenique, com comidinhas frias e fáceis de pegar com a mão em um cenário onde os convidados sentam no chão; infantil, com salgadinhos, pratos menos elaborados; ou até mesmo uma noite de fondue.
Lista de convidados
Saber exatamente quantas pessoas vão comparecer ao jantar ajuda na hora de separar os utensílios e louças e você ainda consegue ter uma noção dos lugares da mesa – às vezes é necessário uma mesa ou cadeiras a mais. Além disso, o número também facilita na produção dos pratos, uma vez que você consegue planejar a quantidade de alimentos.
Receitas
Pense em qual culinária o seu jantar será focado e pesquise as comidas típicas ou receitas que te atraiam. Lembre-se que esses momentos são ótimos para se aventurar e testar coisas diferentes.
Em um jantar árabe, por exemplo, você pode fazer um homus de entrada, que fica perfeito com pão sírio no forno com um fio de azeite, e como acompanhamento um cuscuz marroquino – que também é uma ótima opção para os vegetarianos.
Para fazer o homus, siga estes passos:
Ingredientes
400 g de grão de bico escorrido
60 ml de óleo
80 ml de azeite extra virgem
1 dente de alho grande descascado e esmagado
1 limão espremido e ½ raspado
3 colheres de sopa de tahine
Método
Lave bem o grão de bico em uma peneira sob água fria corrente. Despeje na tigela grande de um processador de alimentos junto com 60 ml do azeite e bata até ficar quase homogêneo. Adicione o alho, o limão e o tahine junto com 30ml de água. Misture novamente por cerca de 5 minutos ou até que o homus estar macio e sedoso.
Adicione mais 20ml de água, um pouco de cada vez, se parecer muito espesso. Tempere e transfira para uma tigela. Agite o topo do homus com as costas de uma colher de sobremesa e regue com o azeite restante.
Dica: Para tornar o evento mais interessante, combine para que cada convidado leve um prato temático! Divida entre entradas, salgados e sobremesas para ter uma mesa bem completa e não pesar para ninguém.
Drinks
Deixe a noite ainda mais divertida preparando drinks! Selecionamos 10 opções super legais para você testar, você com certeza vai encontrar uma receita que se encaixa muito bem com a sua noite.
Lista de supermercado
Lembre-se que a organização ajuda muito nesses momentos. Depois de decidir tudo isso, reserve um tempo para colocar no papel todos os ingredientes necessários para produzir todos os pratos e drinks. Assim, você não é pego de surpresa quando abrir a geladeira e perceber que não poderá fazer alguma das receitas.
Decoração
Invista em sousplat, guardanapos, arranjos de flores, peças de centro de mesa, louças enfeitadas, velas, etc. Para um jantar com a temática de um país, combine as cores que o representa e posicione bandeirinhas nas mesas ou paredes em volta. Uma noite mexicana, por exemplo, pede por cores vivas, louças enfeitadas, caveiras e bastante flores coloridas.
Já para algo mais infantil, aposte em detalhes e itens nostálgicos e que remeta a sua infância e a de seus convidados. Uma plaquinha anunciando o tema também pode ser super divertido e instagramável!
Procura um visual mais formal e arrumado? Saiba como montar uma mesa posta como um profissional! Te explicamos todo o passo a passo.
Playlist
Para criar o cenário perfeito e uma imersão efetiva, pense em uma playlist que representa o momento. Em um jantar espanhol, por exemplo, colocar músicas típicas pode intensificar a experiência – e isso vale para qualquer tema.
Crie uma com seus convidados ou procure uma pronta no Spotify ou no Youtube, como esta que vamos compartilhar com vocês:
Atividades
Um jantar não é só sobre as comidas e bebidas, certo? Organize atividades típicas ou relacionadas com a temática. Para uma noite de culinária francesa, por exemplo, nada melhor do que aproveitar um vinho e tábua de queijos assistindo “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”! Seja criativo.