Quem nunca entrou em uma cozinha cheia de capas de crochê escondendo eletrodomésticos e enfeitando o fogão e as cadeiras? Por ser super versátil, a técnica artesanal, que hoje em dia é extremamente popular em roupas e sapatos, nunca saiu da casa dos brasileiros.
Seja para enfeitar um filtro de água ou até um botijão de gás, estes acessórios feitas à mão trazem cores e camuflam coisas que não queremos deixar à mostra – trazendo um quê de “vó” que simplesmente adoramos.
Apesar dos mais comuns serem os tapetes e passadeiras, qualquer item pode ser adornado com crochê, e os brasileiros levam isso muito à sério!
Podendo ser encontrado como peças individuais ou kits, existem diversos modelos e padrões diferentes. Escolha algo mais florido se a sua cozinha for mais neutra ou flores grandes para um maior destaque.
Seja você um amante da técnica ou da tradição brasileira, separamos um passo a passo para que você possa reproduzir uma capa para filtro em casa! Confira:
Como fazer uma capa de crochê para filtro de barro
Atenção: as instruções servem para filtros de 6 litros e foi feita com fio tamanho 4.
Comece a criar a capa pela parte da tampa e depois vá para o corpo. Controle o tamanho pegando uma fita métrica e medindo a parte perto da tampa, a mais larga. Depois, faça um cordão do tamanho equivalente. É necessário, também, ter as medidas do início do filtro até a torneira, para que o resultado final se encaixe perfeitamente.
Veja também
- Meu caderno de bordado: um manual indispensável para todos os níveis
- Como usar tapetes de barbante na decoração
- 5 ideias de brinquedos DIY para gatos
Entrelace um cordão com 133 correntinhas, mas o número dependerá do tamanho do seu item, e feche na primeira corrente com um ponto baixo. Suba um ponto alto e vá seguindo todo o cordão fazendo um ponto alto para cada corrente de base, até o final do cordão.
Em seguida, na terceira corrente do primeiro ponto, feche com um ponto baixo. No mesmo lugar, entrelace três correntes e mais duas de separação. Vá para o terceiro ponto de base e repita isso. Continue com a mesma configuração até o final da carreira.
Ao chegar no final, na terceira corrente do primeiro ponto, feche com um ponto baixo. Caminhe para dentro das correntinhas com um ponto baixo e faça dois pontos altos no mesmo intervalo. Passe para o próximo intervalo e entrelace mais dois pontos altos. Repita até o final e feche a carreira na terceira corrente do primeiro ponto com um ponto baixo.
Aqui, repita a primeira sequência feita. Fazendo um ponto alto e dois de separação a cada terceiro ponto. No final, com quatro pontos de base, pule apenas um, elabore um ponto alto, mais duas correntes de separação, e feche.
Repita, agora, a segunda configuração – caminhando dentro das correntes. Suba um ponto baixo e siga fazendo um ponto baixo para cada ponto de base – este será o acabamento da boca do filtro. Corte e arremate.
Para o corpo, prenda o fio em qualquer ponto de base e suba um ponto alto e duas correntes de separação. No terceiro ponto de base faça mais um ponto alto e duas correntes, siga com isso até o final desta carreira e feche.
Para a próxima, suba um ponto alto e, no intervalo de correntes, suba mais dois pontos altos dentro das correntes e, no próximo ponto, mais um ponto alto. Entrelace duas correntes de separação e copie esta configuração, que resultará em blocos de 4 pontos altos separados por espaços de correntes. Finalize esta carreira da mesma forma que as outras.
Posteriormente, siga subindo um ponto alto no primeiro ponto de um bloco e duas correntes de separação, repita isso sempre que chegar ao fim de um bloco, e feche.
Agora, copie a mesma configuração de blocos, preste atenção para que os blocos anteriores fiquem na mesma linha dos novos. A capa vai seguir esses dois padrões. Faça a quantidade de carreiras necessárias até a altura da torneira.
Depois, foque para reservar um espaço para a abertura da torneira. Comece com um novo fio para deixar um intervalo de encaixe e trabalhe com carreiras de vai e volta, sempre virando a peça ao chegar no fim. Repita as mesmas configurações que fez no resto do corpo 2 vezes cada uma.
Caminhe com um ponto baixo para dentro das correntes e suba com 5 correntes para fazer, dentro, um ponto alto duplo. Elabore mais três correntes de separação e mais dois pontos altos duplos no mesmo intervalo – criando um leque.
Produza duas correntes e, no próximo intervalo, começando com um ponto baixo, faça cinco correntes. No intervalo seguinte, entrelace um ponto baixo e duas correntes e, no próximo, repita o leque. Caminhe assim até o final da carreira.
Para a próxima linha, crie leques com quatro pontos altos duplos. Produza três correntes de separação, e dentro do mesmo intervalo, faça mais dois pontos altos duplos – ponto sobre ponto.
Assim que terminar, aumente mais dois pontos altos no leque e elabore mais um carreira. Porém, para esta configuração, ao chegar no intervalo que se encontra o ponto baixo da última carreira, faça um ponto alto duplo e continue com o padrão de leques.
Para finalizar, entrelace um ponto baixo e suba um ponto alto duplo, pule um ponto de base e repita. Continue assim até o fim.
Este é o babado finalizado! Coloque no seu filtro para decorar a peça e o ambiente!