Receitas deliciosas para uma festa junina em casa
Quadrilha, só no próximo ano. Mas os pratos típicos do São João você já pode fazer. Confira algumas receitas fáceis de fazer:
Quando falamos em festa junina, é muito provável que as comidas típicas da época surjam em sua cabeça. Afinal de contas, além do forró pé-de-serra e sertanejo, vestimentas caipiras, bombinhas e fogueiras, o São João ocupa o coração dos brasileiros também pelos pratos maravilhosos que apresenta.
Aqui, você encontra um tutorial de como fazer um arraial em casa. E, se quiser preparar pratos deliciosos para um São João em casa, confira as receitas abaixo:
Bolo de milho
Não tem como falar de festa junina sem falar de bolo de milho, não é? Para deixar a sua vida mais fácil, selecionamos uma receita super fácil da Tudo Gostoso que vai direto no liquidificador.
Ingredientes
- 1 lata de milho (sem o líquido)
- 1 lata de leite (mesma medida da lata de milho)
- 1 lata de açúcar (mesma medida da lata de milho)
- 1 lata de flocão de milho
- 1/2 lata de óleo de soja
- 3 ovos inteiros
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- margarina e farinha de trigo para untar
Modo de preparo
Escorra o milho e use a própria lata para as medidas. Depois, unte e enfarinhe uma forma de bolo com furo. Preaqueça o forno.
Coloque no liquidificador o milho (já escorrido), o leite, açúcar, flocão de milho, óleo, ovos e bata bem até que o milho fique bem moído. Se quiser, pode acrescentar duas colheres de sopa de coco ralado. Acrescente o fermento em pó e pulse o liquidificador 3 vezes.
Despeje essa massa na forma e leve ao forno médio. Deixe assar por, aproximadamente, 40 minutos. Faça o teste do palito e observe um tom dourado médio, para saber se o bolo está pronto. Espere esfriar totalmente para desenformar.
Pé-de-moleque
Leite condensado + amendoim. Tem como essa combinação dar errado? Aprenda a fazer o doce com a receita da Nestlé. Rende 30 porções:
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de amendoim sem pele e torrado
- 1 lata de leite condensado (lata ou caixinha) de 395g
Modo de preparo
Em uma panela, misture o açúcar e o amendoim e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o açúcar caramelizar, sem deixar escurecer.
Adicione o leite condensado em fio e mexa com colher de cabo longo, por cerca de 15 minutos ou até a massa se desprender do fundo da panela.
Unte uma superfície lisa de mármore ou assadeira com manteiga, despeje a mistura e nivele com a ajuda de uma espátula ou rolo de massa. Deixe esfriar e corte em losangos.
Canjica
Isso mesmo, canjica – não mungunzá (rs). Para aprender a fazer a canjica nordestina de milho verde mais cremosa que você já viu, confira a receita da Nestlé. Rende 8 porções:
Ingredientes
- 10 espigas de milho-verde debulhadas
- 2 xícaras (chá) de leite líquido
- 1 leite condensado (lata ou caixinha) de 395g
- 1 vidro de leite de coco (200 ml)
- Canela em pó para polvilhar
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata bem o milho-verde e o leite líquido. Peneire, apertando bem para extrair todo o líquido.
Em uma panela, coloque o líquido peneirado, o leite condensado e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme espesso. Adicione o leite de coco, mexa mais um pouco e retire do fogo.
Em um recipiente refratário retangular (20 x 30 cm), despeje a mistura e leve para gelar. Polvilhe a canela em pó, corte em losangos e sirva a seguir.
Sanduíche de carne louca
Um sanduíche de carne louca também vai bem para um arraial em casa, não? Esta receita da Cláudia rende 12 porções. Confira:
Ingredientes
- 1 1/2 kg de coxão mole limpo
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 cebola cortadas em tiras
- 4 dentes de alho picados
- 6 tomates sem pele nem sementes picados
- 1 pimentão vermelho sem pele cortado em tiras
- 2 collheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 maço de salsicha picada
- 12 pão francês
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Corte a carne em tiras grossas no sentido da fibra e tempere com sal e pimenta. Em uma panela com um fio de azeite, sele-a de todos os lados. Retire e reserve.
Na mesma panela, adicione mais azeite e refogue a cebola e o alho. Junte o tomate e o pimentão e cozinhe, mexendo, até murchar um pouco. Adicione o extrato de tomate, misture bem e volte a carne à panela.
Cubra com água e deixe cozinhar em fogo médio até começar a desmanchar. Se necessário, acrescente mais água.
Retire do fogo e, com a ajuda de um garfo, desfie a carne na própria panela. Misture para incorporá-la ao molho, salpique com a salsinha e recheie os pães.
Quentão
Quer coisa melhor que uma bebida quentinha para te aquecer no frio de junho? Para acompanhar todos estes pratos, indicamos a receita de quentão da Ana Maria Braga. Serve até 8 porções:
Ingredientes
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 e 1/2 xícara (chá) de água (300 ml)
- 1 pedaço de gengibre picado
- 1 limão em rodelas
- 3 cravos-da-índia
- 2 pedaços pequenos de canela
- 4 xícaras (chá) de pinga (aguardente)
Modo de preparo
Derreta o açúcar em fogo alto até caramelizar e adicione os demais ingredientes, exceto a pinga.
Mexa até dissolver o açúcar e, com cuidado, acrescente a pinga.
Deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos e sirva em canecas de barro ou louça, para que se mantenha quentinho.
Pamonha
Se você é mais daqueles que gostam de pamonha doce, que tal esta receita da Panelinha? Rende até 4 porções.
Ingredientes
- 5 espigas de milho com palha
- ¼ de xícara (chá) de coco fresco ralado
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
Retire as palhas das espigas, com cuidado para que não rasguem. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto e deixe ferver. Mergulhe as palhas por 1 minuto e transfira para uma tigela. Dispense a água, encha a panela com uma nova água e volte ao fogo para ferver.
Enquanto a água ferve, prepare as pamonhas: com um ralador médio, dentro de uma tigela grande, rale as espigas de milho. Depois de raladas, raspe cada sabugo com a parte de trás de uma faca.
Sobre uma tigela, peneire o milho ralado, espremendo bem o bagaço com a parte de trás de uma colher até tirar todo o líquido. Descarte o bagaço. Junte ao líquido o coco ralado, o açúcar, o sal e misture bem. Vai adquirir consistência de creme.
Para fazer a embalagem da pamonha, deite na bancada duas palhas, uma de frente para outra, com as laterais encaixadas. Unidas, elas devem tomar a forma de um tubo. Use um barbante para amarrar a extremidade de baixo, bem firme. Com uma mão, segure essa parte, deixando a extremidade solta virada para cima. Use um funil para verter o creme. Feche a pamonha e amarre o topo com um barbante, deixando cerca de 3 cm de espaço entre o recheio e o enlace, para não vazar. Transfira para um prato e repita o processo até acabar todo o creme.
Transfira as pamonhas para a panela com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos. Retire com uma escumadeira, e deixe esfriar antes de abrir.
E aí, qual você vai fazer? Tire uma foto do prato pronto e nos envie por DM no Instagram @casacombr ou publique e nos marque!