Ralo do banheiro: como escolher e manter a peça higienizada corretamente
A arquiteta Júlia Guadix, responsável pelo escritório Studio Guadix, dá dicas para a escolha do ralo ideal e como dar a manutenção correta para ele
Eles fazem parte da estrutura do banheiro, contribuem para a realização das atividades diárias e normalmente são alvo de críticas quando algum problema ocorre com ele. Os ralos são essenciais tanto para a preservação do ambiente, quanto para o bem-estar dos moradores – ninguém deseja se deparar com o desconforto causados pelos entupimentos, a proliferação de bactérias e mau cheiro. “Muitos desses problemas são resultantes da instalação ou da falta de no dia a dia do banheiro”, explica a arquiteta Júlia Guadix, responsável pelo escritório Studio Guadix.
Se antes a estética dos ralos deixava a desejar, atualmente o mercado de construção tem aliado às características específicas com designs atraentes que resolvem tanto as questões funcionais, como contribuem para um visual mais clean do banheiro.
“Na elaboração do projeto, podemos contar com as tradicionais grelhas de inox ou com versões ocultas – lineares ou quadradas – que recebem o mesmo revestimento do piso e de mimetizam com o mesmo”, enumera a profissional. Acompanhe suas dicas:
Como escolher o ralo correto?
A decisão deve levar em consideração fatores capazes de atestar usabilidade, estética e durabilidade do dispositivo. A arquiteta Julia Guadix aponta que o primeiro passo é eleger um que combine com o piso. “A facilidade de limpeza e manutenção também são questões primordiais, pois todos queremos ter um ambiente limpo e é bem melhor quando não precisamos ter muito trabalho para isso”, avalia.
Como prevenir entupimentos dos ralos do banheiro
A principal função dos ralos de banheiro é a prevenção de entupimentos no sistema de esgoto. Projetados para impedir a entrada de cabelos, resíduos de sabonete e outros tipos de sujeira, eles cumprem seu papel como uma primeira barreira, minimizando a necessidade de manutenção pesada.
Medidas simples, como recolher os cabelos após o banho e aspirar o chão antes de lavá-lo é fundamental para evitar que se chegue ao entupimento do ralo. Mas, eventualmente, será necessário remover resíduos da grelha, com a ajuda de uma pinça, por exemplo, e, se não for o suficiente, o caminho é limpar a parte interna da caixa sifonada.
“Sugiro vestir uma luva, abrir a tampa e, com um saquinho ao lado, retirar a sujeira encontrada”, detalha Júlia. Quando a situação estiver concentrada na cuba, a orientação é desrosquear o sifão e retirar o conteúdo que impede a passagem da água.
“O cabelo é uma das maiores causas de um entupimento que pode ser evitado por meio de hábitos simples como o recolher os fios e jogar no lixo após o banho”, analisa Júlia.
Além da prevenção de entupimentos na tubulação, os ralos são responsáveis pelo controle dos odores indesejados. Através de sifonamento, os ralos retêm a água e propiciam uma barreira contra a liberação de elementos vindos do sistema de esgoto. “Esse trabalho não apenas mantém o banheiro e ambientes próximos mais agradáveis, como influi na qualidade do ar e o de bem-estar dos moradores”, relata a arquiteta.
Design e Estética
A escolha de ralos que se integram ao projeto do banheiro não apenas participa da estética, como demonstra o compromisso com a qualidade e a atenção aos detalhes. O aspecto moderno e minimalista do modelo linear dialoga com ambientes contemporâneos, enquanto o de grelha e com design mais refinado (não aquele simples e tradicional) complementa a elegância clássica e ainda possui opções diferentes de metais. Ademais, os ralos ocultos são quase invisíveis e perfeitos quando a prioridade é alcançar a uniformidade visual é prioritária. “Não podemos desconsiderar a unidade com outros elementos do banheiro como metais e outros assessórios”, reforça a arquiteta