Paleta de cores vibrantes e brasilidade dão cara de casa à apê de 98 m²

O projeto da designer de interiores Patrícia Viegas inclui muitas plantas e painéis de azulejos coloridos.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 jan 2025, 19h00
Paleta de cores vibrantes e brasilidade dão cara de casa à apê de 98 m². Projeto de Patrícia Viegas. Na foto, sala, poltrona estampada, parede amarela.
Projeto de Patricia Viegas. (Tuca Reines/Divulgação)
Continua após publicidade

Este apartamento de 98 m², lar de uma mãe e filha ganhou um projeto cheio de brasilidade assinado pela designer de interiores Patrícia Viegas.

O estilo do apartamento é contemporâneo brasileiro: uma fusão harmônica entre elementos modernos e referências afetivas que resgatam a cultura local e a história familiar. O projeto é pensado para ser funcional, acolhedor e acessível para atender as necessidades da moradora.

Paleta de cores vibrantes e brasilidade dão cara de casa à apê de 98 m². Projeto de Patrícia Viegas. Na foto, cozinha integrada, marcenaria verde clara.
(Tuca Reines/Divulgação)

A cozinha, projetada com um balcão em altura de mesa, acomoda cadeiras comuns, proporcionando um ambiente ideal para refeições rápidas e encontros familiares.

Paleta de cores vibrantes e brasilidade dão cara de casa à apê de 98 m². Projeto de Patrícia Viegas. Na foto, home office pequeno amarelo.
(Tuca Reines/Divulgação)

Além disso, uma pequena área de home office foi estrategicamente posicionada na circulação íntima, entre os dois dormitórios, criando um espaço de trabalho prático e integrado.

Paleta de cores

Paleta de cores vibrantes e brasilidade dão cara de casa à apê de 98 m². Projeto de Patrícia Viegas. Na foto, sala, sofá branco, poltrona estampada, parede amarela.
(Tuca Reines/Divulgação)
Continua após a publicidade

A paleta de cores vibrantes exala personalidade. O cesto em couro Bauhaus do Atelier Watson dá o tom do que está por vir. O amarelo mostarda percorre o corredor, conduzindo o olhar até a área de home office, enquanto o verde, em diferentes tonalidades, predomina na marcenaria da suíte e da cozinha, enquanto no banheiro social e no dormitório da mãe, suaves nuances de rosê complementam a paleta, conferindo um toque delicado ao espaço.

Paleta de cores vibrantes e brasilidade dão cara de casa à apê de 98 m². Projeto de Patrícia Viegas. Na foto, banheiro com banheira, azulejos em tom teroso, plantas.
(Tuca Reines/Divulgação)

Ambientes integrados

Paleta de cores vibrantes e brasilidade dão cara de casa à apê de 98 m². Projeto de Patrícia Viegas. Na foto, varanda, rede.
(Tuca Reines/Divulgação)

A integração dos ambientes é uma das características marcantes do projeto. Sala, cozinha e terraço gourmet se entrelaçam de forma fluida, proporcionando uma sensação de continuidade.

Paleta de cores vibrantes e brasilidade dão cara de casa à apê de 98 m². Projeto de Patrícia Viegas. Na foto, buffet, tv, planta suspensa.
(Tuca Reines/Divulgação)
Continua após a publicidade

O muxarabi na sala permite a ventilação dos equipamentos eletrônicos, enquanto no terraço a peça apresenta um design mais fechado, garantindo privacidade e conforto.

Azulejos

Paleta de cores vibrantes e brasilidade dão cara de casa à apê de 98 m². Projeto de Patrícia Viegas. Na foto, área gourmet pequena, painel de azulejos coloridos.
(Tuca Reines/Divulgação)

Uma das joias do projeto é a presença de painéis de azulejos personalizados da artista plástica Calu Fontes, que conferem um toque de exclusividade e arte ao lar.

No banheiro social, um painel reveste o fundo do nicho da banheira, enquanto outra obra da artista cobre a parede em frente à bancada da pia no terraço gourmet, adicionando cor e um ponto de destaque ao ambiente. Além disso, a pintura da cuba de sobrepor do banheiro da suíte também é uma criação da artista, evidenciando a relação íntima entre arte e design.

Continua após a publicidade

Móveis

Paleta de cores vibrantes e brasilidade dão cara de casa à apê de 98 m². Projeto de Patrícia Viegas. Na foto, sala de estar, sofá branco.
(Tuca Reines/Divulgação)

O mobiliário foi criteriosamente selecionado, priorizando designers mulheres brasileiras e peças que valorizam a autenticidade local. A Patrícia é responsável pela curadoria das peças de decoração, que contém elementos do artesanato brasileiro, traz histórias e memórias afetivas, além de plantas que vieram da antiga casa das moradoras, reforçando a conexão emocional com o novo lar.

Plantas

Paleta de cores vibrantes e brasilidade dão cara de casa à apê de 98 m². Projeto de Patrícia Viegas. Na foto, jardineira, plantas.
(Tuca Reines/Divulgação)

O amor pela natureza é palpável no design, que inclui uma floreira na janela do quarto da mãe, permitindo que ela cuide de suas plantas e mantenha a conexão com seu antigo lar. Uma horta sob medida foi incorporada, garantindo ervas aromáticas frescas sempre à mão. Cada detalhe foi pensado com carinho, proporcionando um conforto que é tanto físico quanto emocional. A profissional incorporou ao projeto um espaço zen integrado à suíte, destinado à meditação e à conexão com a natureza.

Confira mais fotos na galeria abaixo:

Continua após a publicidade

 

Publicidade