Continua após publicidade

Energia fotovoltaica: transforme luz solar em eletricidade

Nosso dossiê reúne tudo o que você precisa saber sobre os sistemas de energia fotovoltaica, que convertem a luz do sol em eletricidade

Por Texto: Laís Reis e Daniel John Furuno (colaboração) Ilustrações: Alice Campoy
Atualizado em 9 set 2021, 17h51 - Publicado em 13 jul 2018, 13h17

Água potável, ar puro, florestas verdejantes – três bens vitais que estão se tornando escassos. Eis um lembrete de que a exploração inadvertida dos recursos do planeta deixou de ser opção. Consumir de modo consciente é uma necessidade, especialmente no que se refere a fontes de energia renováveis e de baixo impacto ambiental.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cerca de 90% do que é consumido no Brasil provém de usinas hidrelétricas. Embora sejam uma fonte sustentável, estão sujeitas a fatores que interferem em sua capacidade, como as mudanças climáticas – que provocam estiagem e diminuem o nível dos rios – e a falta de investimentos em infraestrutura, que resulta em falhas de distribuição, os “apagões”. Assim, apostar em formas alternativas de energia é um meio de garantir o abastecimento no futuro.

Ecológica e econômica

Em um país tropical como o nosso, é um desperdício não tirar máximo proveito da energia solar. São duas as modalidades passíveis de uso doméstico: a fototérmica emprega a radiação para aquecer água ou gás, enquanto a fotovoltaica converte a luz em energia elétrica. Essa última tem estado cada vez mais presente nos lares brasileiros – de acordo com a Aneel, somente no ano passado foram criados mais de 8 mil pontos de conexão de energia fotovoltaica, quase o dobro em relação ao período anterior. “Entre os benefícios imediatos para o consumidor que investe nessa fonte ecológica estão a valorização do imóvel, a redução na conta de luz e, claro, o cuidado com o meio ambiente”, enumera Denilson Tinim, da Fronius, multinacional especializada nesse segmento. E, apesar de empregar equipamentos específicos, o sistema em si é bastante simples, consistindo de três elementos.

fotovoltaica01
(Alice Campoy/Minha Casa)

Como funciona?

Continua após a publicidade

Vale a pena?

fotovoltaica2
(Alice Campoy/Minha Casa)

A localização intefere na capacidade de produção

O valor elevado desse tipo de equipamento não compensaria o investimento.

Continua após a publicidade

Preço pesquisado em agosto de 2017, sujeitos a alteração.

Publicidade

Publicidade