Agosto e setembro são os meses de reprodução dos escorpiões, levando à proliferação dos animais, principalmente em regiões tropicais e subtropicais, e fazendo com que eles procurem mais as superfícies. É nesse período também que as fêmeas apresentam maior concentração de veneno. Por isso, vale a pena reforçar a proteção contra insetos rasteiros em casa durante essa época para evitar surpresas desagradáveis.
Para evitar acidentes, Elvis Barreto, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Reckitt Industrial, fabricante da marca SBP, traz cinco dicas que podem ajudar a manter a casa livre de insetos.
Atenção redobrada à limpeza
Ter cuidado com a higiene das áreas externas e internas fazem toda a diferença para se livrar de insetos, peçonhentos ou não. Caso tenha quintal em casa, remover acúmulos de madeiras, pedras e entulhos é uma forma de evitar locais de acomodação para o escorpião.
Não acumular lixo ou comidas expostas dentro de casa também é importante, já que evita a presença de baratas, que servem de alimento para escorpiões.
Tampar ralos e entradas
Manter os ralos de banheiro, áreas de serviço e pias de cozinha ou tanque fechados também pode impedir a entrada do bicho em casa. Tampar vãos das portas também é recomendado para mantê-lo longe da área interna.
Manutenção no esgoto
Caso tenha acesso à caixa de esgoto e de gordura da sua casa, é importante criar o hábito de manutenção. A atenção regular impede que os escorpiões se escondam por lá durante o dia, já que costumam sair para caçar à noite.
Cuidados com móveis e roupas
Os escorpiões podem utilizar tecidos para subir na cama ou no sofá. Afastar a cama da parede e ficar atento para que cobertas, lençóis e colchas não encostem no chão pode impedir surpresas à noite. Sempre verificar os sapatos antes de calçá-los também é importante.
Desinsetização
Aplicar inseticida regularmente ajuda no controle da população de escorpiões na área. Procure um inseticida próprio para pragas rasteiras – ou seja, baratas, aranhas, formigas doceiras e principalmente escorpiões – para poder eliminar rapidamente essas pragas. Lembrando que, para garantir a aplicação correta, é necessário checar as instruções de uso da embalagem.
Todos os escorpiões são venenosos, mas cada picada age de maneira diferente no corpo humano, de acordo com a quantidade injetada no momento da picada e com a espécie de escorpião. Por isso, caso tenha contato com o animal, procure um médico imediatamente para avaliar os riscos.